Quais as 5 características essenciais de uma resenha?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.1 / 5 10 votos

As resenhas possuem algumas características que ajudam na definição desse formato, como a estrutura, objetividade, argumentação, imparcialidade ou análise crítica e a apresentação de recomendações do consumo da obra.

Resenha: gênero textual que mescla o resumo, conforme definição acima, com trechos descritivos ou analíticos. Nesse sentido, a resenha acrescenta informações novas ao texto originalmente resenhado. Por isso, é possível dizer que, em toda resenha, existe um resumo.

O essencial é que a resenha apresente as informações principais do texto-fonte, indicando a referência do texto, autor, título, editora, ano de publicação, área de saber, etc.. Nesse momento, o leitor conhece a obra que será resenhada.

Descrição da obra analisada; Resumo das informações contidas no texto-base; Inclusão de citações da obra resenhada para ilustrar um comentário; Apresentação da opinião do leitor sobre o texto-base; Além disso, a elaboração de uma resenha requer os princípios básicos de qualquer texto: a coerência e a coesão.

Os tipos de resenha apresentam características distintas, entretanto, a objetividade e a imparcialidade devem ser elementos comuns a todos. A resenha costuma ser um gênero textual muito solicitado aos estudantes, principalmente àqueles que já estão na universidade.

Sobre a estrutura, a resenha crítica, normalmente, é composta por título, introdução, desenvolvimento e conclusão.

A estrutura da resenha crítica segue o modelo dos textos dissertativos-argumentativos, ou seja: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Resenha de livros: precisa-se apresentar autor, título da obra, editora, enfim, informações que localizem o leitor quanto à bibliografia que foi objeto de resenha. Filme: após apresentar o nome e o diretor da obra cinematográfica, faça levantamentos do tema abordado sem narrar os acontecimentos.

A resenha crítica é um gênero textual em que o autor, além de apresentar o material a ser analisado, assume um posicionamento e argumenta sobre essa posição, tentando convencer o leitor sobre a pertinência da análise.

A resenha é um texto de natureza descritiva. Por isso, a estrutura deve compreender introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, você não deve marcar as partes através de quebras com títulos e subtítulos. A resenha deve ser um texto corrido, sem quebras.

Resposta verificada por especialistas. Em resenha critica,constatamos elementos essenciais que formam o texto, exceto a apresentação da obra lida, detalhando seu conteúdo.

Sobre a diferença entre resenha e resumo, podemos pontuar o seguinte: resenha é um texto de análise, crítica, comparações e opinião; resumo é um texto descritivo e imparcial, ou seja, não faz julgamentos ou avaliações e não vai além do que foi apresentado na obra.