Precisa de passaporte para viajar para Porto de Galinhas?

Perguntado por: rmarinho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos

Como já vimos, não precisa de passaporte para viajar dentro do Brasil. Porém, isso é indispensável para voos internacionais. O primeiro passo para solicitar o documento é reunir os papéis necessários, solicitados pela polícia federal, sendo: Documento de identificação com foto (RG, carteira de trabalho ou CNH);

Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação (modelo físico com fotografia); A CNH-e (Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica) agora é aceita no embarque de passageiros em trechos domésticos.

Quais são os países que você não precisa de passaporte para viajar? Graças aos acordos diplomáticos do Mercosul, você não precisa de passaporte para viajar para 9 países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Entre os documentos para viajar de avião no território nacional estão a carteira de identidade (RG), a habilitação para dirigir e o título de eleitor.

A função do passaporte brasileiro é ser um documento de identificação para cidadãos da República Federativa do Brasil aceito mundialmente. Dessa maneira, qualquer país que não faça parte de determinados acordos de livre circulação de pessoas com o Governo Brasileiro exige esse item.

R$ 257,25

Atualmente (2023), o valor do passaporte é de R$ 257,25 e não varia se o passaporte for para um adulto ou para um menor de idade. O valor deve ser pago através de uma Guia de Recolhimento da União (GRU), mas calma que a gente tem um post explicando todos os passos para tirar um passaporte.

A imagem mostra as etapas do serviço que serão descritas a seguir:

  1. Preencher o formulário. ...
  2. Pagar taxa. ...
  3. Agendar atendimento. ...
  4. Comparecer à unidade escolhida. ...
  5. Consultar andamento. ...
  6. Receber passaporte pronto.

O passaporte nacional abre portas para nações como Suíça, França, Espanha, Noruega, Bahamas, Maldivas, Coreia do Sul, Indonésia, Catar, Tunísia, Líbano, Nova Zelândia e outras centenas, além dos nove que também integram o Mercosul: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Todo o procedimento de emissão de passaporte já é realizado pela internet, por meio do site da Polícia Federal, mas depois é necessário agendar uma data e comparecer ao posto da Polícia Federal para concluir a solicitação. Por fim, é necessário ir novamente ao posto para retirar o passaporte.

Todos os líquidos, géis, cremes, pastas e aerossóis devem ser transportados em um frasco com capacidade de até 100ml cada. Esses frascos devem ser colocados em embalagens plásticas transparentes e que tenham mecanismo de fechamento.

Ao fazer o Check-in e para embarcar, o passageiro precisará apresentar um documento de identidade com foto.

Por que não devemos usar celular durante um voo? A proibição da utilização de aparelhos eletrônicos se deve ao fato de que as ondas eletromagnéticas emitidas pelos celulares são capazes de se comunicar via rede sem fio e podem ser de tamanho suficiente para causar interferências em certos equipamentos do avião.

Com o avanço da vacinação pelo mundo, diversos países que mantiveram suas fronteiras fechadas durante a pandemia estão, aos poucos, reabrindo para turistas internacionais. As exigências e protocolos variam muito de destino para destino. Muitos países já possuem como exigência, o comprovante de vacina para viajar.