Porque tem pilhas que duram mais?

Perguntado por: vcampos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 2 votos

A duração das pilhas varia devido a diferenças em suas composições químicas e eficiência de reações. Pilhas alcalinas, por exemplo, duram mais devido à eficiência da reação e à capacidade de armazenamento de energia em comparação com pilhas de zinco-carbono.

As pilhas Alcalinas, no entanto, armazenam maior quantidade de energia e duram mais tempo. Isso porque ela conta com hidróxido de potássio ou hidróxido de sódio no lugar do cloreto de amônio em sua composição, o que faz com que ocorra transferência de elétrons de um pólo para o outro com mais facilidade.

Durabilidade: as pilhas alcalinas duram cerca de cinco vezes mais que as ácidas. O Hidróxido de sódio possui maior condutividade elétrica e consequentemente vai transportar energia mais rapidamente que o Cloreto de amônio. Esta reação rápida em pilhas básicas proporciona maior vida útil aos seus constituintes.

Inclui o exclusivo medidor de carga 'Power Check'™ para que você possa utilizar toda a energia da pilha. DURA ATÉ 18 VEZES MAIS* *vs. pilhas comuns de zinco-carbono.

Não desmonte, modifique, solde ou mergulhe as pilhas em líquido. Isso pode provocar curtos-circuitos, vazamentos e possíveis ferimentos. Assim, cada carga dura mais e a vida útil de suas pilhas recarregáveis também. Sempre retire o carregador da tomada assim que as pilhas forem completamente carregadas.

Diferenças entre pilha alcalina e pilha comum
Na pilha comum, o zinco é a substância usada pra realizar todo o processo de transferência dessa energia pros aparelhos. Na pilha alcalina, o processo de funcionamento é o mesmo, só que ao invés de zinco, é usado o hidróxido de potássio.

10 anos

As pilhas recarregáveis Duracell® estão disponíveis nos tamanhos AAA e AA, podem ser recarregadas centenas de vezes e têm duração de até 10 anos. Além de serem pré-carregadas, o que permite o uso imediato, elas permanecem carregadas por até 12 meses* quando não estão em uso.

Geralmente, as pilhas comuns (de zinco) possuem duração de até 2 anos. Já as pilhas alcalinas são mais duráveis, variando entre 7 e 12 anos de validade.

Pilhas alcalinas: a principal diferença da pilha alcalina para a comum é que ela dura muito mais e é indicada para lanternas e câmeras, por exemplo. As alcalinas têm em média 50% a 100% mais energia que as demais.

Contudo, as pilhas alcalinas geralmente duram pouco em câmeras digitais, por exemplo, porque não foram desenvolvidas levando em consideração as altas necessidades de energia desses aparelhos eletrônicos. Já as pilhas recarregáveis oferecem maior aproveitamento em aparelhos eletrônicos, pois têm maior capacidade.

Pilha Comum: Mais Barata, Porém Apresenta Menor Durabilidade
Devido às suas características físico-químicas, ela tem uma duração menor e é mais indicada para aparelhos que exigem descargas leves e contínuas.

pilhas alcalinas

As pilhas alcalinas da Elgin foram consideradas o melhor produto nesse item, com um desempenho muito bom, com mais de 4 h e meia de duração, bem acima de todas as concorrentes, recebendo, portanto, no título de Melhor do Teste.

No de alcalina, a Duracell domina com 41%, seguida pela Rayovac, com 33,8%. A briga entre as duas marcas não é exclusividade brasileira. A disputa já aconteceu em países onde a campanha foi lançada, como no Chile. Lá, diz a Rayovac, a Duracell questionou a validade dos testes comparativos.

Observa-se que na semi-reação catódica há liberação de amônia, esse gás recobre o eletrodo fazendo com que a pilha acabe mais rápido. Quando você a coloca na geladeira, a diminuição da temperatura faz com que o gás amônia descubra o eletrodo, e com isso, a pilha irá funcionar por mais alguns minutos.

Quando uma pilha seca comum para de funcionar, algumas pessoas colocam-na na geladeira e observam que após certo tempo ela volta a funcionar. Isso acontece porque: A baixa temperatura ajuda a recarregar essas pilhas.