Porque tanta gente nasce em novembro?

Perguntado por: rjordao . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.8 / 5 14 votos

Você já deve ter ouvido falar que o mês mais movimentado do ano no quesito aniversários é novembro. Afinal, são nove meses após o Carnaval, época em que, entre bebidas e trios elétricos, muita gente se apaixona– e pode estender o romance para além do folião.

A análise vem como base o Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc), do Ministério da Saúde. Em contrapartida, os meses de outubro, novembro e dezembro são tidos como os meses em que nascem menos bebês.

Somados todos os nascimentos em cada mês, é Setembro que fica na frente. O dia 16 ocupa o primeiro lugar da lista. Seguem-se os dias 20, 17, 23, 25, 24, 15, 21, 22 e 19 de Setembro.

Há uma questão científica ainda sem resposta nas estatísticas de nascimento do Brasil. Os brasileiros nascem mais entre março e maio, nove meses após o inverno.

Ao olhar por dia do mês, os números já apontam para mais nascimentos nos dias 10 e 20, com 4,4% e 3,5% acima da média, com 10/março campeão de nascimentos no ano.

1º de janeiro. O dia que abre o ano, a cada 365 dias, é o que contém a menor proporção de nascimentos no Brasil, em relação à média diária, segundo dados do Sinasc. A taxa de nascimentos em 1º de janeiro é 12,43% menor que a média diária nacional, colocando o dia em 10º lugar.

De acordo com o site Megacurioso, em consulta ao Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) do Ministério da Saúde, é possível obter várias informações sobre os nascimentos no país, como por exemplo qual é o dia que existem menos nascimentos, com dados que iniciaram em 1996.

Resposta verificada por especialistas. Chamamos as pessoas que nascem no mesmo dia de idendipartário. Essa palavra é de origem latim e em termos de latim significa: idem:"idêntico", diem:"dia", partum:"nascimento", arius:"data" .

Cada dia é dia de aniversário para uma média de 19 milhões de pessoas em todo o mundo.

09 de setembro
O dia 9 de setembro é aquele que registra mais datas de nascimento.

Mudanças na atividade sexual ao longo do ano são, de fato, uma das hipóteses para explicar a sazonalidade dos nascimentos, diz Martinez, da Universidade de Columbia. Outra hipótese importante são mudanças na fertilidade. "Esses são os dois principais fatores.