Porque sentimos uma dor no coração quando estamos tristes?

Perguntado por: llacerda6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 10 votos

O responsável por esse efeito é a adrenalina.

A saúde mental pode impactar o funcionamento do coração e provocar dores físicas no corpo todo. De acordo com Miranda, parte dos pacientes que chegam ao seu consultório reclamando de sintomas físicos têm, na verdade, distúrbios emocionais. “Pressão no peito, sensação de bola na garganta, falta de ar, palpitação…

Caso a dor no peito seja muito forte ou o paciente tenha muita dificuldade para respirar, o cardiologista recomenda ir ao pronto-socorro para fazer exames, como eletrocardiograma e exames de sangue, para avaliar o funcionamento do coração. Cuide-se!

A tristeza profunda não é um quadro depressivo, mas pode contribuir para o desenvolvimento do transtorno. Daí a importância do cuidado. Dessa forma, os sintomas mais comuns incluem a sensação de solidão, culpa, cansaço e angústia. Muitos relatam um “aperto no peito” ou uma dor interna que está sempre incomodando.

Quando enfrentamos uma perda, desilusão ou tristeza profunda a dor emocional é tanta que, muitas vezes, a sensação é de que ela se transfere para o corpo. E de fato isso acontece. Mas o que pouca gente sabe é que essa dor emocional pode efetivamente gerar consequências graves.

Tudo começa com a incredulidade, protesto e reforço do apego. “O cérebro aterroriza-se e reage como se estivesse frente a uma ameaça. O sistema imunitário enfraquece e sobem os níveis de stress”, o que pode gerar dor física, descreve Espinosa. Durante esta fase é comum a pessoa envolver-se com ex-namorados.

Mas afinal, o que é a tristeza na alma? A tristeza profunda costuma ser definida como uma dor na alma. Uma forma de mostrar o quanto aquilo é intenso e interno, como uma “coisa” que vem de dentro e que, nem sempre, tem uma justificativa clara.

A dor psíquica resulta, como a dor física, de um excesso de estímulos, internos e externos, que invadem a pessoa e que ultrapassam os seus limites de tolerância, dando origem ao sofrimento (neste caso psíquico). A dor mental, vivida como experiência devastadora para o sujeito, pode atingir intensidades insuportáveis.

O que é a tristeza profunda? Quando a sua tristeza for profunda, você sentirá dor emocional, ficará angustiado, terá sensação de cansaço e culpa e se sentirá muita solidão. Nesse caso, é comum a pessoa se sentir incapaz de lidar com a sua vida, com a sua rotina saudável, sem contar que a autoestima é muito baixa.

Veja o texto bíblico: “Em verdade, em verdade vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará. Vós ficareis tristes, mas vossa tristeza se converterá em alegria”.

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.

Intensidade - a tristeza é um sentimento normal e não afeta a sua produtividade. Mesmo triste, você consegue fazer as tarefas simples do dia a dia. Já no caso da depressão, o sentimento ruim não passa e afeta vários aspectos da vida: saúde, trabalho, relacionamentos, família e vida social.