Porque o nome porte abacaxi?

Perguntado por: epimenta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 18 votos

Chamamos o porte de trânsito de ABACAXI porque ele é docinho, porém espinhoso.

Se tornar um atirador esportivo para ter O “porte abacaxi”, como ficou conhecido o porte de trânsito, passou a ser um chamariz para quem queria portar sua arma de fogo, mas era indeferido pela Polícia Federal.

A guia de trânsito não autoriza o porte da arma, mas apenas o seu transporte, desmuniciada e acondicionada de maneira a não ser feito o uso e, somente, no percurso nela autorizado”, estabelece o decreto. — Isso era o “porte abacaxi” que utilizavam para circular com essas armas fora dos clubes de tiro.

A autorização concedida pelo Exército ao CAC possibilita portar qualquer arma de seu acervo, desde que seja compatível com a normativa (arma de porte).

Segundo a legislação, atualizada por decreto de Bolsonaro, todo CAC tem permissão para levar uma arma municiada e para pronto uso no trajeto de sua casa até seu clube de tiro e na volta do mesmo.

Quem pode utilizar este serviço? Pessoas Físicas que tenham interesse em se tornar colecionadores de armas de fogo, atiradores desportivos e caçadores. Para ser CAC só é preciso obter o Certificado de Registro (CR), que tem validade de dez anos e custa R$ 100 para ser concedido.

A medida foi criticada por entidades de segurança pública e especialistas sob o argumento de que abria brecha para que os CACs andassem armados o tempo todo. O texto assinado hoje determina que o atirador só pode transitar com a arma desmuniciada e deve emitir uma guia de tráfego.

Aos CACs, só é permitido o porte de arma de fogo curta de uso permitido, sendo autorizado o emprego de arma de fogo de seu arsenal para proteção, dependendo de obtenção de licença para porte.

Permitida até uma arma de cada modelo. Estão proibidas armas automáticas e as longas semiautomáticas de calibre de uso restrito cujo primeiro lote de fabricação tenha menos de 70 anos.

Conclui-se que a legislação visa a regulamentação do uso, transporte, acondicionamento de armas e munições por parte dos colecionadores, caçadores e atiradores, que embora não seja uma legislação que tenha um conhecimento por parte do público, mas as autoridades policiais tem que saber (art.

Outra mudança que revela falta de compreensão sobre o assunto, segundo ele, é a proibição do porte de trânsito com arma municiada – isto é, os atiradores não poderão carregar as armas com munição no deslocamento entre o local onde guardam a arma e o local onde a utilizam.