Porque o Museu do Louvre tem esse nome?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 18 votos

O Louvre, cujo nome derivou da palavra latina Lupara, do termo lupus, lobo, ou da palavra franca leovar ou leower, que significa lugar fortificado de acordo com o historiador francês Henri Sauval (1623-1676), foi a sede do poder na França até ao reinado de Luís XIV.

Antes residência oficial da monarquia, o majestoso palácio foi ocupado e nacionalizado pelos revolucionários, que o transformaram em um símbolo da república ao criar um museu aberto ao público. Desde então, tornou-se também um símbolo do poder e dos ideais franceses e ocidentais.

História. O Museu do Louvre foi a sede do governo monárquico francês desde a época dos Capetos medievais até o reinado de Luís XIV. A transformação do complexo de edifícios em museu iniciou em 1692, quando Luís XIV ordenou a criação de uma galeria de esculturas antigas na Sala das Cariátides.

Antes de ser um museu, o Louvre era um palácio e sede da monarquia Francesa. Ele começou como uma fortaleza construída logo após 1190, estrategicamente localizada às margens do Rio Sena. O local oferecia um ponto de observação e proteção para o rei Filipe Augusto.

Chardin, Hubert Robert, Quentin de La Tour, Fragonard, David, Pigalle e Falconet, entre outros, moraram no Louvre. Luís XV, então com sete anos de idade, morava perto, no palácio das Tulherias, conectado ao Louvre pela Grande Galerie.

Embora seja impossível colocar um valor em dólares em uma pintura de 500 anos, estima-se que a Mona Lisa valha quase US$ 1 bilhão.

O item mais valioso do Museu do Louvre é também uma das obras de arte mais conhecidas no mundo: a Mona Lisa. A pintura se encontra em exibição permanente no museu. O item mais valioso do Museu do Louvre foi avaliado em 100 milhões de dólares em 14 de dezembro de 1962.

  • Mona Lisa (Leonardo da Vinci)
  • Vênus de Milo (Alexandre de Antioquia)
  • Vitória de Samotrácia
  • A Liberdade guiando o povo (Eugène Delacroix)
  • Psique Reanimada pelo Beijo do Amor (Antonio Canova)
  • A Balsa da Medusa (Théodore Géricault)

Mona Lisa

O Museu do Louvre em Paris é um dos museus mais famosos do mundo, um patrimônio de obras-primas artísticas antigas e modernas, imensamente grande com seus muitos departamentos, abriga obras importantes, incluindo a famosa Gioconda, mais conhecida como Mona Lisa de Leonardo da Vinci.

Museu Ennigaldi-Nanna

1. Museu Ennigaldi-Nanna (Mesopotâmia, 530 A.C.) O primeiro museu reconhecido pelos historiadores foi o Museu Ennigaldi-Nanna de 530 A.C. Está localizado no Iraque e foi descoberto em 1925 pelo arqueólogo Leonard Wooley. É considerado o museu mais antigo do mundo.

louvre

  1. /l/ as in. look.
  2. /uː/ as in. blue.
  3. /v/ as in. very.
  4. /ə/ as in. above.

Em 14 de setembro de 2005, Haviamuseu do Louvre proibido o uso de câmeras fotográficas para tirar fotos de suas obras de arte, Porém Desde o Ano de 2011 Voltou a Ser PERMITIDO TIRAR FOTOS DAS OBRAS DE DOMÍNIO PÚBLICO DO MUSEU COMO A Monalisa de Leonardo Da Vinci entre outras obras.

O artista plástico Marco Aurelio Casal de Rey, que já teve, em novembro, um trabalho exposto na mostra internacional "Art en Capital", agora chega à Salle Le Nôtre du Carrousel du Louvre com uma quadro inédito de óleo sobre tela.

Estátua de Aïn Ghazal

A Estátua de Aïn Ghazal
A mais antiga obra conservada no museu do Louvre, esta estátua de forma humana de mais de 9000 anos é procedente de escavações realizadas em Aïn Ghazal na Jordânia. Descoberta em 1985, ela data do período Neolítico pré-cerâmico, 7° milênio, e foi realizada em gesso de gipsita.

Museu do Louvre (desde 1797)

Você pode não achar tanta graça na obra, mas ela foi um ponto de inflexão dentro da História da Arte. Pelo uso de técnicas inovadoras, de posições e percepções de Leonardo da Vinci quando concebeu a obra. Obras assim quebram paradigmas, e entram para um hall seleto de ícones dentro da História da Arte.