Porque o empréstimo do Auxílio Brasil foi adiado?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.5 / 5 16 votos

"E a outra razão é que de fato os juros para essa modalidade consignada é um juros muito alto, então nós estamos também suspendendo para reavaliar essa questão dos juros e ver as possibilidades que existem para tentar baixar esses juros", acrescentou.

A presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, anunciou nesta quinta-feira (12) que o banco está suspendendo a concessão de novos empréstimos consignados a beneficiários do Auxílio Brasil. "Eu já posso anunciar para vocês que nós estamos suspendendo o consignado do Auxílio [Brasil], por duas razões.

Em outubro de 2022, o Governo liberou a possibilidade de solicitar empréstimo consignado para quem recebe o benefício do Auxílio Brasil.

Até o momento, não há previsão de retorno do empréstimo Auxílio Brasil, pois está acontecendo a votação no STF sobre sua volta.

O que pode gerar o cancelamento do empréstimo é a suspensão do seu benefício. A suspensão do Auxílio Brasil só ocorre quando o cidadão favorecido não está mais dentro das normas de elegibilidade. A verificação dos dados cadastrados ocorrem mensalmente, com base nas informações do CadÚnico.

De toda maneira o valor pode ser consultado e movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, disponível para celulares Android e iOS. Caso mesmo acessando o Caixa Tem você não consiga identificar o pagamento, é possível consultar em qual conta caiu ligando para o atendimento Caixa Auxílio Brasil, no telefone 111.

"Sua proposta de contrato está em análise e o resultado sai dentro de 48 horas. É só aguardar! Não precisa se preocupar, você vai receber o resultado por mensagem. Se aprovado, o dinheiro cai na conta que você recebe o benefício."

Os principais motivos pelos quais o crédito consignado do benefício pode ser cancelado são os seguintes: CPF com irregularidades na Receita Federal. Para consertar, é preciso regularizar a pendência no órgão; Não ter atendido a convocação do Ministério da Cidadania.

Para que os beneficiários do Auxílio Brasil possam contratar o empréstimo é preciso que o benefício esteja caracterizado como elegível pela Dataprev. Porém, o Ministério da Cidadania ainda divulgou as regras para definir quais serão os benefícios elegíveis para contratação.

O texto da regulamentação da modalidade não pontua limitações que proiba os negativados, conhecidos como "Nomes sujos", a solicitar o empréstimo. O desconto da parcela é feito diretamente na folha de pagamento do benefício, o que não abre brechas para inadimplências.

Outro motivo que pode causar a demora no pagamento do consignado é algum erro na sua conta bancária indicada na contratação. Por isso, entre em contato com a instituição e confira se os dados da sua conta bancária estão corretos, pois qualquer informação diferente pode impactar no pagamento.

Até as 9h da manhã o beneficiário tem o dinheiro depositado na conta.

Devido ao alto volume de solicitações, a CAIXA Econômica prorrogou o prazo para efetuar os depósitos, sendo o novo prazo de 2 a 15 dias úteis, se o empréstimo tiver sido feito do dia 25 de outubro em diante.

Com a nova sistemática da Caixa, beneficiários do Auxílio Brasil podem formalizar o pedido de consignado normalmente, mas a liberação do recurso só ocorrerá cinco dias úteis depois.