Porque o cupim saí a noite?

Perguntado por: lbernardes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Os cupins subterrâneos se escondem em locais úmidos, como assoalhos de madeira. Mas, em algum momento da noite, esses visitantes saem em busca de alimento para levar à colônia.

Calor. Locais abafados são altamente atrativos para os cupins. Baixas temperaturas são mortais para esses insetos! Portanto, amenize a temperatura do seu ambiente para evitar o aparecimento de cupins.

Cupim e traça são avessos a substâncias que exalam cheiro forte. Por isso, são indicadas diversas preparações com casca de laranja desidratada, cânfora, cravo da índia, lavanda entre outros.

Os locais mais comuns podem ser:
Em madeiras secas, como portas, objetos de decoração feitos de madeira, móveis, assoalhos, pisos e outros; No topo de árvores, no telhado ou no alto nos postes, onde os cupins aproveitam a proximidade com a árvore infestada para dar suporte ao ninho.

Sinais de que tem cupim em casa. O período crítico ocorre entre a primavera e o verão. É nessa época do ano que os cupins saem voando para encontrar um par e se reproduzir. Por isso, a chegada das temperaturas amenas aumenta o risco de infestações.

50 anos

A rainha e o rei são os mais importantes membros da colônia. Suas únicas funções são o acasalamento e a postura de ovos. Outros cupins alimentam e cuidam da rainha, que pode viver de 25 a 50 anos.

Espantando cupins
Outra dica é misturar detergente de lavar louça, água e casca de limão, podendo ser substituída por casca de laranja ou de tangerina, também deixa por algum tempo em fusão e depois borrifar a mistura pela casa.

Óleo de laranja
Deve ser aplicado no início da infestação do cupim de madeira e é muito eficiente para matar insetos adultos ou larvas. Passe o produto por toda a superfície da madeira com auxílio de um pano macio e limpo. Também é possível embeber a área atingida com uma pequena quantidade de óleo de laranja.

Para acabar com o cupim usando óleo de cravo, misture 10 gotas do óleo em 1 litro de água. Em seguida, umedeça um pano limpo na mistura e passe pelos locais atingidos pelos insetos. Já o óleo de laranja pode ser colocado diretamente nos móveis com cupins.

Estes ninhos podem ser encontrados em sótãos, porões, ou mesmo no interior do solo das imediações das construções. É muito simples distinguir se uma determinada infestação é causada por cupins que nidificam dentro da madeira ou por aqueles que nidificam em ninhos independentes.

“O que realmente acontece é o desabamento de alguns telhados”, conta o biólogo. Segundo ele, as casas com forro de estuque são as principais vítimas, nesse caso. Essas estruturas, muito utilizadas em construções antigas, eram feitas totalmente de madeira, posteriormente coberta com gesso.

Uma forma de identificar cupim é prestar atenção em pequenos montes de madeira granulada espalhados pelo imóvel. Similares à serragem, esses farelos são as fezes do inseto. Além disso, outra dica para perceber uma infestação de cupim é dar leves batidas no móvel ou na área afetada e verificar se mais granulados caem.

Coloque telas de proteção nas janelas para evitar que os cupins que estão fazendo revoada entrem na sua casa. Pinte ou envernize os móveis, isso evita que os cupins penetrem na madeira. Descarte objetos de madeira, tais como tábuas soltas, caixotes e pedaços de madeira, do seu jardim ou quintal.

A exposição dos cupins de madeira seca a -18ºC durante 30 minutos (tratamento 5) causou 100% de mortalidade, o que demonstra o efeito letal dessas condições para a sobrevivência desses insetos.

Após a reprodução, o cupim perde as suas asas e parte para encontrar um lugar seguro e com alimento em abundância para começar a sua colônia. Só depois de alguns anos, cerca de 2 a 3 anos, você irá perceber a presença do cupim de madeira seca em móveis ou qualquer outro objeto que contenha celulose.