Porque não pode carregar o celular no quarto?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 7 votos

Olha só: mesmo que seja bem raro, deixar o celular carregando enquanto dorme pode fazer com que ele fique muito quente, principalmente em contato com o lençol ou cobertor. Ele pode esquentar tanto ao ponto de pegar fogo!

Aumenta a sensação de cansaço
Muito além de ser um vilão da produção de melatonina, o aparelho pode expor as atividades cerebrais a um estímulo acima do recomendado durante a noite. As interações das redes são um exemplo disto e podem ser consideradas prejudiciais para o processo que antecede o sono.

A nomofobia pode, inclusive, gerar uma falsa impressão de vibração, o que pode levar o indivíduo a acordar durante a noite para checar essa falsa notificação. Por isso, é indicado que, ao se preparar para dormir, o usuário mantenha o celular a pelo menos 15 passos de distância.

Celulares e radiação não ionizante
Em outras palavras, elas têm baixa frequência e baixa energia, e não causam danos ao organismo humano, como os raios-X. De acordo com o National Cancer Institute, "não há atualmente nenhuma evidência consistente de que a radiação não-ionizante aumente o risco de câncer em humanos.

Como os smartphones levam cerca de duas horas para ter uma carga completa, a entidade sugere que isso seja feito logo após chegar em casa, e não durante a noite.

Ter o celular por perto acaba desregulando seu relógio natural e fazendo com que não descanse o suficiente. Acontece que a tela do celular emite uma luz azul, desregulando a geração de melatonina, responsável por te fazer dormir! Isso faz com que você demore mais para dormir e tem menos horas de sono.

Segundo a medicina, hábito pode causar problemas graves como tumores, além de questões mentais. Se você possui o hábito de dormir com o celular na cama, com o aparelho embaixo do travesseiro ou bem próximo ao rosto, saiba que essa atitude pode fazer mal para a sua saúde.

Evite o streamming de audio ou de vídeo: prefira fazer o download do arquivo e, ao ouvir ou assistir, coloque o celular em modo avião para diminuir a emissão de ondas de radiação. Não durma com o celular perto da cama: se preferir ter o aparelho perto de você, desligue-o ou ligue o modo avião.

Dormindo perto de tomadas elétricas geram campos eletromagnéticos que perturbam o campo do corpo humano e podem causar insônia ou doenças.

Deixe o celular no silencioso durante a noite, idealmente longe do quarto e da cama. Se acordar no meio da noite, evite pegar o celular. Diminua a luz do celular à noite e use filtros de luz azul (a disponibilidade depende do modelo de celular)

E sim, a saúde do coração sente esse excesso.
Segundo a American Heart Association, o tempo de uso dos smartphones tem sido associado à obesidade e problemas de saúde do coração. Além disso, com o uso intenso também pode ocasionar problemas posturais, ansiedade, insônia, entre outros.