Porque microondas não pode ficar em cima da geladeira?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Da mesma forma, na maioria das vezes, a parte de cima da geladeira é a região mais fria, sendo assim, ao colocar o micro-ondas em cima da geladeira, é possível gerar um choque-térmico entre os dois eletrodomésticos.

Nunca, mas nunca mesmo, coloque produtos inflamáveis em cima da geladeira. Isso inclui produtos de limpeza, sprays ou qualquer coisa que possa pegar fogo. Isso pode causar um incêndio na sua casa, então é bem perigoso. Deixe pra guardar esses produtos em outro lugar mais recomendável.

Ernesto também não aconselha colocar objetos em cima do eletrodoméstico, o que poderá danificar o produto. “Muitos insistem em colocar o micro-ondas, o que é um erro. Na realidade, o micro-ondas e o fogão não devem ficar próximos da geladeira, que deve ser instalada em lugar arejado e que não pegue sol.

Outros eletrodomésticos
Bom, saiba que fazer isso, obriga sua geladeira a consumir mais energia, já que esses aparelhos emite um calor em cima dela. Assim, para ela funcionar plenamente, vai precisar de mais energia que o normal.

Da mesma forma, não mantenha o forno em superfícies úmidas ou resfriadas, como a pia, em cima ou ao lado da geladeira – isso gera desperdício de energia elétrica.

Por fim, é eficiente que o micro-ondas esteja perto da geladeira, pois muitos alimentos que saem do refrigerador ou congelador vão direto para o micro-ondas. Logo, se eles estiverem perto, pode facilitar a dinâmica da cozinha. Procure deixá-los a uma distância de no mínimo 70 cm e não um em cima do outro.

Nunca conecte dois eletrodomésticos na mesma tomada, use uma tomada exclusiva para cada produto ou poderá haver sobrecarga na rede elétrica e prejudicar o funcionamento do seu produto resultando, inclusive, em acidentes envolvendo fogo. Também não utilize adaptadores T ou benjamim em seus produtos.

Isso, em si, não é um problema. Acontece que os aparelhos emitem calor sobre o refrigerador, portanto terá de consumir mais energia e sua conta virá mais cara.

É importante deixá-lo em um local ao alcance dos olhos , sendo possível acompanhar o cozimento da comida. Ele deve estar longe de aparelhos como TV e rádio (para não haver interferências) e geladeira, evitando possíveis choques de calor.

O equipamento de refrigeração deve ser posicionado de tal maneira que não receba sol, nem calor de outras fontes como fogões ou fornos. Quanto mais facilitada a ventilação ao redor do equipamento, melhor. Nesse sentido, recomenda-se que ele seja instalado afastado da parede em pelo menos 10 cm.

Instale-o num local bem ventilado — uma superfície plana e nivelada, que suporte seu peso junto com os utensílios utilizados e alimentos que serão preparados — fora do alcance de raios solares, fontes de calor (fogão, estufa, etc.) e umidade.

Essa reflexão das ondas faz o material aquecer e causar faíscas, o que pode ser o princípio de um incêndio. Peças de vidro decoradas com frisos dourados ou prateados, papel alumínio, talheres de metal e recipientes com desenhos feitos em tinta metálica também devem ficar de fora.

Materiais como cerâmica vitrificada, porcelana, louça e vidros são seguros pro eletrodoméstico.