Porque matizador não pega no meu cabelo?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 12 votos

E o uso dos matizadores e desamareladores precisa ser frequente porque quase na totalidade dos casos o pigmento utilizado nesses produtos é de alto peso molecular, o que significa que não “penetram” nos fios, aderem apenas superficialmente, e a cada lavagem grande parte dele se perde.

POROSIDADE DOS FIOS
Isso significa que o fio, ao mesmo tempo que suga a tinta, também tem dificuldade de absorver e segurar a pigmentação. Um cabelo com problema de porosidade não está totalmente pronto para receber uma coloração e isso pode interferir no resultado da sua transformação.

Dicas para a cor pegar melhor ao matizar o cabelo com creme

  1. Evite fazer umectação antes do dia em que for matizar. ...
  2. Desembarace o cabelo antes da lavagem. ...
  3. Passe apenas shampoo antes do matizador. ...
  4. Depois de esperar o tempo de ação do matizador, use uma máscara de tratamento com tempo de ação rápido. ...
  5. Enxágue com água fria.

1º passo: com os cabelos limpos e úmidos, aplique o matizador preto mecha a mecha, massageando suavemente; 2º passo: deixe agir de 5 a 20 minutinhos; 3º passo: depois, enxágue bem. Dica: é fundamental usar luvas plásticas para não manchar as mãos e unhas.

Pode matizar o cabelo sujo? Hoje já é possível matizar o cabelo durante a higienização, uma vez que existem shampoos, máscaras e condicionadores matizadores. Mas, o ideal é estar com os fios limpos. Contudo, não há contraindicação sobre usar matizadores com os fios sujos.

Enquanto os tonalizantes podem ser aplicados com os fios úmidos, para as tintas permanentem a recomendação é que a aplicação seja nos cabelos secos.

A matização vai perdendo o efeito com as lavagens, por isso, é recomendado matizar o cabelo a cada 15 dias.

Não! Geralmente, os matizadores para cabelos loiros são roxos e bem concentrados. Logo, é necessário diluí-los um pouco para reduzir o risco de chumbar ou manchar os fios. Lembrando que as máscaras usadas devem ser SEMPRE brancas, para não alterar a pigmentação e potencializar a hidratação.

Em regra sim, já que o último produto utilizado na lavagem deve ter o pH mais baixo. No caso da Bio Extratus, por exemplo, que é como consigo ver o pH de tudo, o do condicionador é sempre menor que o da máscara.

Matizar o cabelo significa neutralizar as mechas acrescentando ou intensificando a cor. O procedimento pode ser feito em madeixas totalmente loiras, descoloridas ou com luzes. A frequência vai depender do tom usado e do quanto ele desbota. No geral, uma vez por semana costuma ser o recomendado.

Ele elimina as tonalidades amareladas ou alaranjadas desses cabelos mais claros, renovando a cor. Grande parte dos shampoos matizadores são usados de 1 a 2 vezes ao mês, já que possuem pigmentos concentrados que podem manchar os cabelos. Leia também: Transição capilar nos cabelos grisalhos.

Afinal, é possível ou não usar o matizador em casa? Bruno garante que sim! “É possível e indicado, desde que você saiba usar corretamente e que o seu cabelo tenha a necessidade”, conta.

Água oxigenada 10 volumes
Como a sua função não é clarear os fios, é usada principalmente para tonalizar ou matizar os cabelos. A água oxigenada 10 volumes é perfeita para quem vai apostar em tinturas mais escuras, para cobrir reflexos ou para banhos de brilho.

De maneira geral, a máscara matizadora dura entre 3 e 5 lavagens nos fios. Dessa forma, a dica é intercalar a lavagem dos cabelos para que o efeito matizador dure por mais tempo.