Porque eu sonho tanta coisa ruim?

Perguntado por: ajaques . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Alguns desses gatilhos são: Abuso de substâncias lícitas (álcool) e ilícitas (drogas recreativas). Ansiedade e estresse, sendo eles distúrbios crônicos ou causados por um infortúnio pontual, como problemas no trabalho, a perda de um ente querido ou estar vivendo em meio à maior crise sanitária dessa geração.

Embora seja mais comum entre crianças, adolescentes e adultos também podem ter pesadelos de vez em quando. Ter sonhos desagradáveis ocasionalmente é perfeitamente normal. Quando os pesadelos se tornam uma ocorrência comum, visitando o sono toda ou na maioria das noites, contudo, é sinal de que algo está errado.

Conclusão. Na verdade, ao sonhar coisas ruins você está apenas tomando consciência do mecanismo emocional que não seria facilmente executável enquanto se está acordado.

Como parar de ter pesadelos

  • Rotina do Sono. Também conhecida como higiene do sono. ...
  • Não “brigue” com o sono. ...
  • Evitar o consumo de álcool à noite. ...
  • Filmes de terror ou conteúdos assustadores? ...
  • Técnicas de relaxamento. ...
  • Converse com o seu médico.

De acordo com especialistas, essas tramas misteriosas são normais e podem ser o jeito do cérebro processar informação estressante que adquiriu durante o dia. Também é possível escapar para capítulos passados e menos angustiantes de nossas vidas.

Sonhos premonitórios são aqueles que são concretizados na vida real. Você já sonhou com alguma situação e depois ela realmente aconteceu? Então, se você já passou por isso é porque você teve a experiência de um sonho premonitório, que também podem ser chamado de precognitivo.

Sonhos lúcidos são aqueles em que você está consciente de que está sonhando. Diferentemente dos sonhos comuns, nos quais você age de forma automática e não questiona a realidade ao seu redor, nos sonhos lúcidos você possui a capacidade de reconhecer que está em um mundo onírico e pode exercer controle sobre ele.

De acordo com alguns estudos, sonhar com o mesmo tipo de situação frequentemente pode ser um alerta e indicar problemas de saúde. Sabe aquele sonho em que você tem a sensação de estar caindo? Então, pode ser falta de magnésio, cálcio ou ferro no seu organismo.

Por exemplo, muitos pacientes deprimidos costumam ser relativamente passivos em seus sonhos, que costumam ser menos bizarros do que o normal; e, ao acordar, os pacientes deprimidos relatam menor frequência de recordação e relatos de sonhos menos detalhados.

A fase R.E.M ou fase dos sonhos, é onde você gasta toda a sua energia e acorda cansado(a) no outro dia. É nessa fase que o cérebro está a todo vapor e as frequências cerebrais chegam a velocidade do estado de vigília.

O sonho muitas vezes é nebuloso porque não segue uma sequência lógica, mas ele está totalmente relacionado ao nosso dia a dia. “É uma releitura. Existem algumas teorias de que o sonho inclusive ajuda na fixação da memória; é como se você vivesse em primeira pessoa aquilo que você viu ou presenciou durante o dia.

Lembrar-se com frequência dos sonhos ou pesadelos não significa, diretamente, que o sono teve uma qualidade ruim, mas sim que você acordou em uma fase específica do sono. Os sonhos mais estruturados, com enredo, ocorrem numa fase do sono chamada REM (sigla do inglês rapid eye movement).

Terror noturno é uma das parassonias, que são alterações da consciência que ocorrem entre o sono profundo e a vigília. No caso do terror noturno, o paciente muitas vezes acorda gritando como se tivesse vivenciado um pesadelo terrível.