Porque Bitcoin é arriscado?

Perguntado por: azagalo4 . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.7 / 5 13 votos

Qualquer pessoa que pretende investir nesse tipo de moeda deve estar a par de que um dia ela pode estar valendo muito e outro pode custar só a metade. O cenário piora, pois é um investimento sem regulamentação e que enfrenta barreiras para ser comercializada, principalmente, em determinados países.

Grande volatilidade
Ao mesmo tempo que você pode ganhar muito dinheiro você também pode perder. Portanto, como esse é um dos riscos da criptomoeda, uma das grandes dicas dos especialistas em investimentos é direcionar apenas uma pequena parcela do seu dinheiro para a criptomoeda.

Por isso, fala-se que o investidor assume o risco do investimento. Mas podemos ir ainda mais fundo: investir em Bitcoin diretamente é tão seguro quanto investir em ações e outros ativos do mercado tradicional? A resposta é não, ainda mais se considerarmos todos os riscos de ataques virtuais que citamos anteriormente.

Pouca receptividade do mercado
A realidade de não ser aceito como forma de pagamento pela maioria dos estabelecimentos também pode ser listada como um dos problemas do Bitcoin. Afinal, nesse quesito, fica muito difícil a moeda virtual competir com qualquer outra que seja física e que exista nos dias de hoje.

Lógico, existe a possibilidade de mais quedas, mas os 90% de quedas, caso ocorram hoje, devem corresponder a 9%, 5% do valor no comparativo do que já caiu”, explica Bernardo. O especialista recomenda que o investidor deve ficar com essas moedas neste momento, desde que sejam bons projetos.

Utilizar o próprio dinheiro para comprar e vendar criptomoedas não é crime, mas pode ser crime se a pessoa usar dinheiro de terceiros sem registro para isso. Quem se compromete a investir o dinheiro de terceiros realiza um contrato de investimento coletivo (CIC).

Se o bitcoin quebrar, isso significa que o sentimento de risco está se perdendo, e um mercado de ações que está saindo de seus níveis mais superficiais da história não pode se permitir isso.

Criptomoedas, assim como ações, além de serem capazes de gerar renda passiva, ainda oferecem a possibilidade de auferir lucros por meio da venda dos ativos. Portanto, tudo irá depender do perfil do investidor. Não há uma forma melhor. A questão é que as criptomoedas podem ser muito mais lucrativas e diversificadas.

O investimento em Bitcoin é seguro, principalmente para quem busca por autonomia nas transações e diversificação da carteira.

“O mundo dos criptoativos é saturado e infelizmente é muito fácil perder dinheiro. Para minimizar os riscos de se investir em um projeto sem fundamento ou até mesmo um projeto de má-fé é importante estar atento a alguns sinais.

Para este ano, a previsão do banco é que a maior das criptomoedas deve chegar a US$ 50 mil - alta adicional de 67%, o que levaria o bitcoin a terminar 2023 com uma valorização na casa de 200%.