Porque a pessoa com depressão se isola?

Perguntado por: oximenes . Última atualização: 15 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

Essa necessidade de se isolar tem relação com o medo de encarar seus problemas, pois muitas vezes quando falamos com alguém precisamos falar, explicar o porquê estamos tristes e pessoas depressivas têm um medo irracional de falar sobre seus problemas. Por esse motivo que a psicoterapia é tão importante nesses casos.

Segundo o psiquiatra Diego Freitas Tavares, a situação é diferente: “O isolamento é um dos sintomas do distúrbio e não agrava o quadro. É uma maneira que o depressivo encontra de se sentir seguro e melhor”.

A solidão associa-se a psicopatologias, como ansiedade, depressão e stress, mas também em nível físico, como a hipertensão e problemas cardiovasculares”, diz a psicóloga Ana Valente. A solidão é uma das principais responsáveis por fazer com que as pessoas se isolem.

O isolamento voluntário
Pode ser a fuga em razão da falta de paciência com os outros. Alguém que não quer aborrecer-se, estressar-se ou ainda alguém que, simplesmente não sente vontade de estar com outras pessoas por mera deliberação ou necessidade de estar consigo mesmo.

O ato de isolar-se também acarreta em uma série de consequências negativas para a saúde mental, como depressão, e física, como problemas cardiovasculares.

  1. 4 formas de combater o isolamento social. ...
  2. Desenvolva a autoconfiança. ...
  3. Procure grupos que tem a ver com você ...
  4. Encontre motivos para sair de casa. ...
  5. Visite um psicólogo.

Depressão – Essa doença afeta diretamente toda uma vida comportamental de uma pessoa. Pessoas que se encontram em um quadro depressivo, tem uma forte predisposição para se isolar. E quanto mais avançado for o quadro pior fica essa necessidade de se isolar.

Veja o que você pode fazer:

  1. 1 - Ouça com atenção e acolha. ...
  2. 2 - Estimule-a a procurar ajuda profissional. ...
  3. 3 - Desencoraje o consumo de álcool e drogas. ...
  4. 4 - Sugira a prática de esportes. ...
  5. 5 - Incentive a socialização. ...
  6. 6 - Reforce o fato de que a depressão é uma doença que tem tratamento. ...
  7. 7 - Não ignore comentários suicidas.

“Estamos passando por uma nova readaptação, dessa vez ligada à disponibilidade de estar com outras pessoas, de construir um diálogo que não seja tagarelante e de sustentar a rítmica alheia. É normal que, a princípio, tudo isso cause uma certa ansiedade”, explica a psicóloga.

Quem procura se isolar busca interesses egoístas e rejeita os bons conselhos.

Os fatores que contribuem para a solidão incluem variáveis situacionais, como isolamento físico, mudança para um novo local e divórcio. Ademais, o luto por alguém importante na vida de uma pessoa também pode levar a sentimentos de solidão. Além disso, pode ser um sintoma de um distúrbio psicológico, como a depressão.

A depressão é uma tristeza profunda e muitas vezes sem conteúdo, sem motivo aparente. Mesmo se algo maravilhoso acontecer ou estiver acontecendo, a pessoa continuará triste. A pessoa triste pode ter sintomas no corpo, como sentir aperto no perito, taquicardia, chorar. A pessoa deprimida tem pensamentos suicidas.

Embora o artigo não afirme que há uma relação de causa e efeito, ou que o isolamento social leve a uma redução do tamanho do cérebro, sabe-se que a depressão – muito associada à solidão – é um fator preditor de demência, pois, na falta de conexão social, o cérebro deixa de receber estímulos.