Por que Paraty inunda?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Sabia que as águas que inundam ruas de Paraty são propositais? Uma série de ruas da cidade foi construída abaixo do nível da maré mais alta. Isso foi feito para que a água do mar invada as ruas da cidade e limpe tudo.

As ruas da cidade de Paraty foram construídas pouco acima do nível do mar. Deste modo, quando a maré sobe, as águas penetram pela cidade lavando suas ruas. As casas foram construídas cerca de 30 cm acima do nível das ruas, para evitar que as águas invadam as casas quando subam.

Entre os meses de novembro e março, a cidade sofre muito com as chuvas (que podem chegar a 500 mm em janeiro) e os efeitos são um pouco desagradáveis para o turista. Nos meses de chuva, o Centro Histórico de Paraty alaga com uma certa frequência, é constante a queda de energia e tudo estará mais caro.

Um segundo fator de decadência do comércio e da cidade foi a Abolição em 1888, causando um êxodo tal que, dos 16 000 habitantes existentes em 1851, restaram, no final do século XIX, apenas “600 velhos, mulheres e crianças” isolando Paraty definitivamente do país por décadas.

Paraty foi anexada à Capitania do Rio de Janeiro, em 1827, e elevada à categoria de vila em 1836. Em 1853, o distrito de São João Batista de Mamanguá passou a denominar-se Paraty Mirim e foi elevado à cidade com a denominação de Paraty, em 1844.

As praias de Paraty são bastante seguras. Não há registros de arrastões ou assaltos a turistas. Quase sempre desertas, é muito tranquilo ir para a água e deixar os pertences tanto no barco quanto na areia.

As ruas foram desenhadas assim por questões sanitárias. Nessa época, não existiam banheiros, e as pessoas jogavam todo o esgoto (!) pelas portas de suas casas. Dessa forma, o mar vinha e “lavava” tudo.

Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.

A cidade tem um clima bem típico da região Sudeste do Brasil com mais chuva no verão que nas outras estações, especialmente em dezembro, mas o clima é bem quente e as praias e cidade ficam cheias de pessoas de férias. Depois de março as chuvas diminuem e chega a melhor época de visitar Paraty, fora da alta temporada.

Quem quer ver a alta da maré em Paraty deve consultar o horário certo da cheia (saiba mais) e ir até a região da Igreja de Santa Rica, bem no coração do Centro Histórico. Nos dias de lua nova e cheia as marés são mais acentuadas. Em dias normais, a água costuma tomar as ruas Santa Rita e Dr.

As ruas do centro histórico eram calçadas com pedras irregulares, trazidas de Portugal como lastro nos barcos, que as deixavam em Paraty e voltavam carregados de ouro e outras mercadorias.

Segundo a tradição, as primeiras sesmarias em terras de Paraty foram concedidas pelo Capitão-Mor Joaquim Pimenta de Carvalho, em nome do Conde da Ilha do Príncipe, donatário da Capitania de São Vicente, a alguns moradores da Vila de N.Sª. da Conceição de Angra dos Reis da Ilha Grande, a cuja jurisdição pertenciam.

A história de Paraty se inicia com um pequeno povoado em cima do Morro de Vila Velha, hoje chamado de Morro do Forte, ainda em meados do século XVI. Por volta de 1640 Dona Maria Jácome de Mello doou uma área situada entre os rios Paratiguaçú, hoje Perequê-Açú , e Rio Patitiba para que o povoado se estabelecesse.