Por que o gato espirra?

Perguntado por: egois7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 4 votos

Doenças causadas por vírus, bactérias e fungos são as principais que afetam os gatos. Uma dessas doenças é a rinotraqueíte felina. Quando o gato contrai ela, as mucosas do sistema respiratório dele começam a inflamar. Além disso, o animal começa a espirrar constantemente e o nariz passa a escorrer.

Infecção viral
Os vírus que mais provocam infecções respiratórias nos bichanos são o herpes felino e o calicivírus. Essas infecções causam espirros constantes nos peludos, além de febre e tosse. São contagiosas, sendo transmitidas de gato em gato e, se não forem tratadas a tempo, podem causar uma pneumonia no gatinho!

A primeira coisa a se fazer ao observar espirros no gato, é levá-lo o mais rápido possível ao médico veterinário.

Quando o médico veterinário realizar esse diagnóstico, é provável que ele receite anti-histamínicos ou outros medicamentos ideais para tratar a alergia aos gatos. Lembre-se de não medicar o seu animal de estimação sem a recomendação de um profissional.

Porém, se o gato passar a espirrar muitas vezes e por dias seguidos, pode ser que algo mais sério esteja acontecendo e o tutor deve levar o animal para uma consulta com um médico veterinário o quanto antes.

Usar vapor de água e umidificadores de ar
Logo, é capaz de ser útil para quem deseja parar de espirrar. Desse modo, é recomendado usar umidificadores de ambiente, nebulizadores para inalação ou tomar um banho morno ou quente, para poder inalar o vapor de água e assim hidratar os dutos nasais.

A pele do seu bichinho não pode descamar, estar avermelhada e nem com feridas ou espessa demais. Se você notar algum sinal diferente na pele do seu amigo e perceber que ele está se coçando demais, lambendo ou esfregando o corpo em excesso, fique atento, porque pode ser um sinal de que o seu felino está com alergia.

A gripe do gato é um termo geral para uma doença respiratória superior altamente contagiosa que afeta gatos e gatinhos. Esta doença é causada por um ou mais vírus, incluindo o vírus do herpes felino 1 (FHV1) e o calicivírus felino (FVC). Esses vírus produzem sintomas semelhantes ao resfriado comum em humanos.

Sintomas da Pneumonia em cães e gatos
Os sintomas de Pneumonia em cães e gatos podem incluir tosse úmida ou produtiva, aumento da frequência respiratória, secreção nasal e ocular, respiração ofegante, apatia, perda de apetite e/ou perda de peso e febre.

Não existe um remédio para gripe de gato que seja específico. O tratamento indicado é para minimizar os sinais clínicos e controlar, ou impedir, a ação de bactérias oportunistas. Para isso, o médico-veterinário costuma avaliar o pet e indicar um antibiótico de amplo espectro.

A gripe dos nossos animaizinhos de forma geral não nos afeta, assim como a nossa gripe também não representa risco de contaminação para eles. A bactéria e os vírus que afetam os cães e gatos não contaminam os tutores. Assim, você não é capaz de transmitir gripe ou ser infectado com a doença do seu pet.

Outra recomendação valiosa que seu veterinário pode oferecer é o uso de um nebulizador. A nebulização com soro fisiológico, combinado com a medicação apropriada, pode aliviar os sintomas e tratar a enfermidade. Essa técnica proporciona um tratamento direcionado e ajuda a melhorar a saúde respiratória do seu gato.