Por que o celular faz backup?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

Além de otimizar o seu dia a dia, o backup no celular também contribui para que você tenha menos risco de perder os dados importantes, já que todos os arquivos são salvos com segurança na nuvem.

O backup do celular é a prática utilizada para preservar arquivos, dados e apps no caso de perda, roubo ou troca de aparelho. Com a cópia de segurança, é possível restaurar contatos, mensagens, aplicativos instalados e, em alguns casos, até configurações em um novo smartphone.

Fazer backup significa copiar seus dados para outro local, mantendo-os em segurança. Esses dados podem ser fotos, vídeos, pastas, músicas, contatos, entre outros. É possível realizar um backup utilizando uma mídia física removível como HD, pen drive ou cartão de memória.

Os backups são enviados para os servidores do Google e criptografados com a senha da sua Conta do Google. Para alguns dados, o PIN, padrão ou senha do bloqueio de tela do smartphone também são usados para criptografar os dados de forma que possam ser armazenados em backup com segurança.

Backup é uma cópia de segurança dos seus dados de um dispositivo de armazenamento (celulares, tablets, computadores) ou sistema (aplicativos, softwares e jogos) para outro ambiente para que eles possam ser restaurados se você perdeu as informações originais, trocou de aparelho, entre outros casos.

Os backups são enviados para os servidores do Google e criptografados com a senha da sua Conta do Google. Para alguns dados, o PIN, padrão ou senha do bloqueio de tela do smartphone também são usados para criptografar os dados de forma que possam ser armazenados em backup com segurança.

Ativar ou desativar o backup

  1. No seu tablet ou smartphone Android, abra o app Google Fotos .
  2. Faça login na sua Conta do Google.
  3. No canto superior direito, toque na Foto do perfil ou na sua Inicial.
  4. Toque em Configurações do Google Fotos. Backup.
  5. Ative ou desative o Backup.

Fazer backup regularmente ajuda a minimizar esses riscos e manter os dados seguros e disponíveis quando necessário. Quem já perdeu informações salvas no PC sabe da importância do backup. Fazê-lo regulamente é uma forma de manter os arquivos da cópia de segurança sempre atualizados com o que há no HD.

A principal razão de fazer backup é que equipamentos sempre falham, por mais seguros que sejam. Práticas recomendadas sugerem que uma cópia completa dos dados seja feita pelo menos uma vez por semana, geralmente durante finais de semana ou fora do horário comercial.

Esse backup às 2 da manhã é um recurso normal e automático do WhatsApp. É um pouco confuso, mas esse backup não depende do backup em nuvem. No Android, ele será realizado sempre. É um tanto espantoso que o WhatsApp decida por conta própria fazer esses backups e não dê aos usuários uma forma de desativá-los.

Alguns dos riscos que você está exposto ao não realizar o backup dos seus dados são: Deterioração de dispositivos físicos; Interrupção de informações; Perda total de dados.

A falta de backup pode fazer com que qualquer problema que afete o acesso a esses dados dificulte ou até paralise a execução de tarefas e o processo de tomada de decisões inerentes ao seu negócio.

Liberar espaço de armazenamento

  1. Remover fotos.
  2. Remover filmes, músicas e outros arquivos de mídia transferidos por download.
  3. Remover apps e dados de apps.
  4. Excluir ou mover arquivos.

Você pode restaurar suas conversas e recuperar mensagens apagadas do WhatsApp através do arquivo de backup ao reinstalar o aplicativo no seu celular.

Onde está a nuvem do celular? Se o seu celular for do sistema operacional Android, como os aparelhos da Samsung e Motorola, o aplicativo de nuvem já instalado como base no seu dispositivo, ou seja, vem de fábrica assim, será o Google Fotos.