Por que não pode misturar água sanitária com sabão em pó?

Perguntado por: imenezes9 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Pois é, se você costuma misturar água sanitária e sabão em pó na limpeza, essa pode ser a explicação. Combinados, os dois produtos resultam em clorofórmio (aquela substância que vemos nos filmes usada em lenço para apagar o mocinho), o que pode causar esses sintomas.

Sabão em pó
Erro comum: misturar o produto com água sanitária é altamente perigoso, pois pode formar uma fumaça tóxica. Além disso, o sabão em pó é bastante utilizado na lavagem de pisos, o que é contraindicado, já que o material causa corrosão nos revestimentos.

A água sanitária misturada com amoníaco ou desinfetantes que apresentam esta substância química em sua composição pode agredir o sistema respiratório. O amoníaco em grandes quantidades é potencialmente explosivo e tóxico.

Misturar água sanitária com outros produtos de limpeza
Em combinação com outros produtos, pode causar reações alérgicas, mal-estar, queimaduras e explosões. Inclusive, se for usá-la na limpeza, tenha certeza de que a superfície foi bem enxaguada antes de aplicar outro produto de limpeza.

Água sanitária + Detergente
Assim como os desinfetantes, os detergentes também podem conter aminas. Assim, a mistura desse produto com a água sanitária leva à formação das cloroaminas, que causam prejudicam as vias respiratórias.

O hipoclorito de sódio serve para limpar superfícies, clarear a roupa branca, fazer a lavagens de verduras e também para purificar a água para consumo humano, reduzindo as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias, que causam doenças como diarreia, hepatite A, cólera, rotavírus, entre outros.

A mistura parece que "ferve" porque na reação química entre a água sanitária e o açúcar há liberação de gás tóxico, que criam as bolhas no líquido do molho. Pavão chama a atenção para o risco do gás emitido, que é também liberado quando se mistura água sanitária com vinagre. "A mistura é tóxica."

Para que serve a mistura de água sanitária e açúcar? Como banheiros e cozinha. Já o açúcar, ao contrário do se pense, ele não potencializa a ação da água sanitária, e sim reduz sua ação. Isso porque a água sanitária não pode ser utilizada em roupas coloridas, pois sua ação remove os pigmentos coloridos.

A água oxigenada é o material mais acessível de todos para a neutralização da água sanitária.

Adicione 1/2 xícara de sabão em pó e 1/2 xícara de bicarbonato de sódio à carga. Lave-o em água morna no ciclo regular da sua máquina. Adicione 1 xícara de vinagre branco ao primeiro enxágue.

Misturas de produtos de limpeza podem gerar gás tóxico
Misturar água sanitária com produtos que promovem a limpeza pesada, à base de amoníaco, resulta numa reação química violenta.

Água sanitária e sabão podem levar a desmaio. Bicarbonato e vinagre causam até explosão. Já sentiu mal-estar no banheiro, aquela sensação de tontura, cansaço, dor de cabeça, logo depois da faxina? Pois é, se você costuma misturar água sanitária e sabão em pó na limpeza, essa pode ser a explicação.

Outra função do bicarbonato é auxiliar na decomposição de gorduras. Por isso, ao mistura-lo com sabão em pó, você potencializará o poder de limpeza. Use esta mistura para roupas com mau cheiro, panos de prato manchados e outras peças que necessitam de uma lavagem mais pesada.

Efeitos tóxicos
Água sanitária + vinagre Produz um gás tóxico de cloro Queimaduras químicas, principalmente nos olhos e nas vias aéreas, do nariz até os pulmões. Amônia + água sanitária Produz vapores tóxicos de cloramina A inalação desses vapores pode causar danos respiratórios e queimaduras na garganta.

A maior diferença entre os dois é que uma substância deriva da outra, o cloro passa por transformações que o tornam em hipoclorito, que junto à soda cáustica vira hipoclorito de sódio. A água sanitária é um produto de limpeza que tem altas concentrações desse hipoclorito de sódio.

Água sanitária: tem como função principal limpar e desinfetar ambientes. O cloro presente na formulação consegue eliminar germes e bactérias de qualquer canto da casa e pode ser usado também na lavagem de frutas e verduras. É ideal para eliminar odores mais fortes e remover sujeiras persistentes.