Por que não foi liberado o empréstimo do Auxílio Brasil?

Perguntado por: uvargas . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.4 / 5 11 votos

A Caixa Econômica Federal decidiu encerrar de forma definitiva a oferta de crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil –programa que voltará a se chamar Bolsa Família. Novas concessões de empréstimo estavam suspensas desde janeiro enquanto a modalidade passava por revisão.

Em outubro de 2022, o Governo liberou a possibilidade de solicitar empréstimo consignado para quem recebe o benefício do Auxílio Brasil.

Informamos que novas contratações do empréstimo Consignado Auxílio Brasil estão suspensas. As parcelas dos contratos realizados anteriormente são debitadas automaticamente do benefício, antes do benefício ser depositado em sua conta.

Os valores são depositados pela instituição financeira na mesma conta onde é feito o pagamento do benefício, em até dois dias úteis [48 horas] após a contratação do empréstimo.

Desde o início de 2023, está sendo estudado o retorno do empréstimo consignado do Bolsa Família, e essa opção pode ser liberada em breve. O consignado do Bolsa Família é uma oportunidade de acesso a recursos financeiros para as famílias beneficiárias do programa, que normalmente não têm outras alternativas de crédito.

Os principais motivos pelos quais o crédito consignado do benefício pode ser cancelado são os seguintes: CPF com irregularidades na Receita Federal. Para consertar, é preciso regularizar a pendência no órgão; Não ter atendido a convocação do Ministério da Cidadania.

Atualize o seu cadastro do aplicativo
Afinal, se for detectada alguma discrepância ou informação faltando, alguns benefícios – como o empréstimo – podem ser bloqueados para a sua conta. Verifique se as informações do seu cadastro ainda são as mesmas ou se há algo pendente. Se houver, corrija e tente novamente.

Já no início de 2022, a lei parou de vigorar, e os descontos das mensalidades do consignado voltaram ao normal, feitos diretamente na folha de pagamento dos contratantes. Atualmente, não há mais a suspensão do empréstimo consignado de 120 dias para começar a pagar o crédito contratado.

Pode ocorrer da liberação do crédito ser realizada, mas o dinheiro não ser transferido porque os dados bancários estão errados. Por isso, é muito importante conferir as informações bancárias informadas no cadastro ou simulação de crédito. Destaca-se que a conta indicada deve ser no mesmo nome do titular do empréstimo.

De toda maneira o valor pode ser consultado e movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, disponível para celulares Android e iOS. Caso mesmo acessando o Caixa Tem você não consiga identificar o pagamento, é possível consultar em qual conta caiu ligando para o atendimento Caixa Auxílio Brasil, no telefone 111.