Por que meu chip da TIM não está funcionando?

Perguntado por: imatos . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

Primeiro, é preciso certificar que o problema não está no manuseio incorreto ou no próprio telefone. Confira se o chip está posicionado corretamente; Veja se há sujeira nele (pode usar um pano para limpar); Teste o chip em outro aparelho e certifique-se que há sinal.

Como saber se meu chip foi bloqueado ou cancelado
TIM: ligue para *144 usando um celular da operadora, ou 1056 de qualquer aparelho; Vivo: ligue para *8486 usando um celular da operadora, ou 1058 de qualquer aparelho.

Observe se o chip está danificado
Além do compartimento onde fica o cartão, verifique se o chip não está sujo ou danificado, pois isso também faz com que o celular não o reconheça. Se estiver sujo, tente limpá-lo com um pano seco. Caso esteja danificado, verifique se é possível fazer a substituição na operadora.

Portal da Anatel
O nome do portal é Portal de Consulta de Linhas Pré-Pagas. Esse portal vai permitir que você veja, além do status do chip, ou seja, se ele está ativo ou não, bem como vai permitir que você veja se há cadastros indevidos em seu número de CPF.

Depois, disque o número *144# ou acesse o link do SMS recebido pela operadora; Digite seu CPF e data de nascimento para começar o cadastro; Feito isso, seu cartão SIM terá sido desbloqueado com sucesso.

Você também consegue reativar a linha ligando de um telefone fixo para 1056. Você pode ainda ir até uma loja TIM. Lembrando que o motivo mais comum de bloqueio de chip pós-pago é a falta de pagamento. Se esse for seu caso, você precisa colocar pagar a fatura para desbloquear a linha.

Saiba ainda que, quando se fala em chip bloqueado, não estamos falando de chip desativado (ou cancelado). São duas coisas diferentes. No caso do chip desativado, quer dizer que o número do celular fica desvinculado do seu CPF e, assim, não é mais seu. Logo, a operadora pode passar a linha para outro usuário.

O que posso fazer? Reativar um chip pré-pago por meio de uma recarga só funciona se o bloqueio ocorreu a menos de 30 dias. Passado esse prazo o chip é bloqueado em definitivo e o cliente deve comparecer a uma loja autorizada e verificar a possibilidade de reativar o a linha em um novo chip.

Reinicie o celular
Nessas horas, o velho truque de desligar e ligar o smartphone também pode funcionar. O não reconhecimento do chip pode acontecer por algum erro momentâneo, o que pode fazer com que o sinal seja perdido. Nesse caso, reiniciar o aparelho pode resolver o problema de alguma forma.

Acesse Menu > Configurações > Conectividade > Rede > Seleção manual de rede > Selecione a rede desejada. Para smartphones Android até a versão 2.3: Entre em "Aplicativos" no seu aparelho, depois em Configurações > Redes sem fio e outras > Redes móveis > Operadoras de rede > Pesquisar redes > Selecione a rede desejada.

Quando essa mensagem aparece, quer dizer que não é possível usar serviços como ligações, SMS e internet móvel. Enquanto em certos casos esse é um problema temporário de indisponibilidade do sinal fornecido pela operadora, em outros o problema pode ser do aparelho utilizado.