Por que a memória do celular enche sozinha?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 3 votos

Mesmo modelos com armazenamento poderoso ficam lotados em pouco tempo e os motivos podem variar, seja pelo tamanho do próprio sistema, dos aplicativos ou pelo hábito de baixar muitos arquivos de mídias.

Depois de um tempo, sua memória RAM enche com os aplicativos que você usa com mais frequência. Em seguida, precisa ser parcialmente esvaziada para poder iniciar outros apps. A questão é que o Android faz isso automaticamente quando necessário.

Coloque suas fotos e arquivos na nuvem
Os serviços de armazenamento na nuvem estão aí para não sobrecarregar a memória interna do celular. Como os arquivos ficam salvos fora desse armazenamento físico, você obtém mais espaço para guardar itens que realmente importam.

Fotos e vídeos estão na lista de itens que mais ocupam espaço em um smartphone. Tanto o Android, quanto o iOS, possuem bons serviços de armazenamento nos quais você pode fazer upload, as ferramentas ajudam a limpar o armazenamento interno do celular.

Limpe a memória eliminando os dados em cache
Em boa parte dos casos, esses dados ocupam muito espaço no seu celular e, vez por outra, podem ser removidos manualmente para otimizar o funcionamento do Android em geral. Para isso, siga o caminho para Configurações > Armazenamento > Aplicativos.

Liberar espaço de armazenamento

  1. Remover fotos.
  2. Remover filmes, músicas e outros arquivos de mídia transferidos por download.
  3. Remover apps e dados de apps.
  4. Excluir ou mover arquivos.

Álcool isopropílico 70% é excelente opção
Na hora de limpar o eletrônico, vale a pena umidificar um pano de microfibra com o álcool isopropílico antes de iniciar a higienização. Caso não tenha o pano, um papel higiênico bem macio pode ajudá-lo nessa tarefa. Evite despejar o composto químico diretamente no celular.

“Se o aparelho ficar sobrecarregado, a navegação no sistema vai ficar mais lenta, e ele pode começar a travar frequentemente”, afirma o professor da FIAP. “Muitas pessoas, inclusive, depois de um tempo alegam que o smartphone está devagar, que demora para carregar, e logo pensam em trocá-lo por um novo.

A tecnologia usada pelos celulares com sistema operacional Android faz os aparelhos que adotam a plataforma consumirem bem mais memória RAM do que os modelos com iOS. Esse é um dos motivos para que a maioria dos aparelhos Android tenham mais memória que os iPhones.

O CCleaner é um dos aplicativos mais populares para dispositivos Android e considerado o melhor aplicativo para limpar memória do celular. Ele também tem uma versão para computadores com Windows. O app é projetado para ajudar os usuários a liberar espaço de armazenamento e melhorar o desempenho do dispositivo.

Reiniciando o computador: sim, essa é a maneira mais prática e rápida de liberar espaço na memória RAM do seu dispositivo. Isso ocorre porque, ao reiniciar, vários processos que não estão sendo mais necessários são interrompidos e isso permite que essa memória livre seja alocada em outras atividades.

Afinal, o que é cache do celular? O chamado cache do celular é um conjunto de arquivos gerados pelos aplicativos e navegadores de seu telefone, que ficam armazenados na memória de seus sistemas operacionais de forma temporária.

Onde está a nuvem do celular? Se o seu celular for do sistema operacional Android, como os aparelhos da Samsung e Motorola, o aplicativo de nuvem já instalado como base no seu dispositivo, ou seja, vem de fábrica assim, será o Google Fotos.

Se a mensagem “Espaço de Armazenamento Insuficiente” aparece em seu smartphone Android, pode ser que a memória do dispositivo tenha sido totalmente preenchida. Para corrigir isso, é preciso apagar arquivos de mídias ou aplicativos; outra opção é instalar um dispositivo de armazenamento externo, como um cartão MicroSD.

Quando você usa um navegador, como o Chrome, ele salva algumas informações de sites no cache e cookies dele. A limpeza desses dados corrige determinados erros, como problemas de carregamento ou formatação nos sites.