Por que a autora de Harry Potter foi cancelada?

Perguntado por: eveloso7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Os ataques da escritora à comunidade transsexual foram vistos de forma negativa pelos fãs da franquia Harry Potter. Por conta da polêmica, a participação da autora foi excluída do especial da plataforma HBO Max que comemorou os 20 anos da estreia do primeiro longa do bruxinho de Hoghwarts.

Escola britânica retira nome de J.K. Rowling, acusada de transfobia.

Em 2020, ela foi acusada de transfobia depois de dizer que “se o sexo não é real, a realidade vivida pelas mulheres globalmente é apagada”. Mais recentemente, J.K usou as redes para se opor a uma proposta de lei escocesa que facilitaria o reconhecimento do gênero de pessoas trans.

Em um artigo, J.K. chegou a afirmar que se preocupava com a presença de mulheres trans em banheiros femininos, pois elas podiam acabar abusando sexualmente das mulheres cisgênero. No Twitter, ela compartilhou uma publicação de uma loja que vende itens com frases como "mulheres trans são homens".

Em entrevista ao Radio Show Podcast, de Graham Norton, J.K. Rowling explicou por que não participou do evento na época, foi especulado que a ausência da escritora se devia aos seus comentários transfóbicos nas redes sociais. “Eu fui convidada e decidi que não queria fazer aquilo”, disse.

O manuscrito de Harry Potter foi rejeitado 12 vezes
J.K. Rowling chegou a precisar de assistência do governo ao voltar para o Reino Unido e escrevia nas horas vagas de seu emprego como professora. Quando finalizou o primeiro livro, recebeu “nãos” de 12 editoras, até finalmente fechar negócio com a Bloomsbury.

JK Rowling conta que Harry Potter foi negado 12 vezes - 22/02/2023 - Ilustrada - Folha.

Ela conta que leu um artigo no Twitter que dizia: “Criando um mundo pós-COVID-19 mais igualitário para pessoas que menstruam”. Segundo ela, a publicação a deixou “muito brava”. Em 6 de junho de 2020, ela fez a primeira postagem: "'Pessoas que menstruam'.

J. K. Rowling continua lucrando com a saga Harry Potter, independente do tipo de produção que é feita. Isso em uma realidade onde 500 milhões de cópias dos sete livros de Harry Potter já foram vendidas, mantendo uma receita estimada em US$ 7,7 bilhões, segundo análise feita pela reportagem do New York Times.