Pode tomar dipirona para dor de garganta?

Perguntado por: spacheco . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 19 votos

Por ser um analgésico, a dipirona alivia dores de nível moderado ou intenso, então alguns médicos podem receitá-la para auxiliar contra a dor de garganta. Contudo, isso não é comum, tendo em vista que as dores de garganta possuem uma origem viral ou bacteriana.

A dipirona pode ser tomada por adultos e adolescentes acima de 15 anos. Pode ser utilizada de 500mg a 1.000 mg (Comprimido de 1.000mg : ½ a 1 comprimido) de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas, conforme a bula dos produtos. Na forma de comprimido, deve ser engolida inteira com a ajuda de um copo de água³.

Anti-inflamatórios

  • ibuprofeno;
  • diclofenaco;
  • nimesulida;
  • ácido acetilsalicílico;
  • naproxeno;
  • cloridrato de benzidamina;
  • piroxicam;
  • celecoxibe.

O paracetamol é bom para a dor de garganta, sendo um dos componentes farmacológicos mais indicados para o alívio de qualquer tipo de dor. A preferência por ele acontece por ter um consumo amplamente seguro para a maioria das pessoas e apresentar baixo risco de efeitos adversos.

Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno. Em geral, os anti-inflamatórios são mais efetivos que os analgésicos, mas têm taxas de efeitos colaterais um pouco mais elevadas (leia: ANTI-INFLAMATÓRIOS | Ação e efeitos colaterais).

A ação da dipirona e do ibuprofeno costuma ter início, em média, após 30 minutos da ingestão, com pico cerca de duas horas depois.

Em ambos os casos, o uso de medicamentos anti-inflamatórios, antialérgicos e analgésicos costuma fazer parte do tratamento indicado pelos médicos. Além disso, você pode tomar chás, sopas e fazer gargarejos com ingredientes que possuam ação anti-inflamatória, como alho, limão, romã e mel.

A causa mais comum de dor ao engolir é um vírus como um resfriado ou gripe. Infecções sinusais também podem ser a culpa.

Em dores agudas e inflamação de garganta causadas pela gripe, tomar sorvete pode até trazer alívio, assim como alimentos gelados ajudam no tratamento pós-cirurgia na boca ou garganta, já que eles podem diminuir o inchaço na região afetada.

Este estudo demonstrou que, em dose oral única, o ibuprofeno proporciona atividade antipirética mais acentuada do que a dipirona, principalmente na febre alta.

Manter sempre a mesma rotina, ajuda a que se acalme antes de dormir. Recomendamos que mantenha sempre o mesmo ritual para que consiga encontrar tranquilidade antes de uma boa noite de descanso. Em vez de elevar a parte superior do seu corpo com a ajuda de almofadas, levante a parte superior do seu colchão.

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

Em geral, é possível diferenciar uma inflamação na garganta de uma infecção pelos sintomas. No caso da inflamação, são frequentes o calor, a vermelhidão, o inchaço e a dor ao tocar. Enquanto isso, quando está infeccionada, ela provoca febre alta, dor no local, dor muscular, tosse, formação de pus e fadiga geral.