Pode tirar cera com cotonete?

Perguntado por: szagalo . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.7 / 5 11 votos

É que as hastes flexíveis empurram a cera para dentro do ouvido, dando a falsa sensação de limpeza. O uso contínuo de cotonetes faz com que a pele comece a descamar.

Não é recomendado usar cotonetes, ou outro tipo de objetos pontiagudos, para tentar retirar a cera do ouvido, porque o cotonete é muito grande e empurra o excesso de cera para dentro do canal auditivo e porque os outros objetos podem perfurar o tímpano, causando infecções ou, até mesmo, perda da audição.

Pingue óleo de amêndoas
Isso ajuda a amolecer a cera e faz com que ela saia naturalmente do canal, sem que seja preciso introduzir nenhum objeto.

Utilize apenas, se for limpar as bordas ou a parte externa da orelha, mas nunca seu interior. Unhas ou dedos: além de poder levar bactérias ou fungos para dentro do ouvido, pode arranhar a pele delicada da parte interna da orelha e empurrar o cerúmen para dentro.

Simples: não tire. A cera sai sozinha. Basta passar o dedo no ouvido para tirar a cera que já saiu. Por outro lado, quando a pessoa já está com o ouvido entupido, a cera não sai sozinha: é preciso fazer uma lavagem de ouvido.

Como sei se o meu ouvido está com excesso de cera?

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.

Boa noite, desde a primeira vez que é utilizado ele já está agindo para dissolver a cera, entretanto esse processo pode levar de 1 a 2 semanas, e mesmo nesse tempo, nem sempre o cerumin por sí só é capaz de remover todo cerume.

7 dias

O tempo médio de uso é de 7 dias, até porque, quando a cera derrete, o ouvido fica muito tampado e começa a incomodar bastante, sendo necessário fazer uma lavagem para melhora dos sintomas.

Sem essa proteção, a região fica bastante seca, o que gera uma sensação incômoda de dor e coceira. Os otorrinolaringologistas recomendam que, no lugar de usar o cotonete, sejam utilizados outros métodos para retirar o excesso de cera de ouvido (o excesso é a parte que fica mais aparente na região externa).

A cera serve como uma proteção. A sua consistência pegajosa captura a sujeira e outros poluentes e, além disso, age como um lubrificante. Não há necessidade de limpar a cera, pois nosso organismo a expele naturalmente.

R$100,00

Normalmente, a lavagem de ouvido é feita em consulta com um otorrinolaringologista, e custa em média, R$100,00 (cem reais). O valor irá depender da clínica e do profissional responsável pelo tratamento.