Pode molhar a cabeça com febre?

Perguntado por: rteixeira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Os médicos sugerem que a água deve estar a 32 °C, e você deve secar adequadamente o cabelo após o banho, pois deixá-lo molhado pode agravar o problema. Mas se não der para tomar banho no momento, você pode aplicar panos úmidos na testa ou nos pulsos, o que pode ajudar a diminuir a febre.

De modo geral, tomar banho é sempre recomendado em casos de febre, seja ela associada à gripe ou não.

Molhar os cabelos não altera ou potencializa a gripe, nem é capaz de provocar um resfriado, que também é uma infecção viral, causada por diversos tipos de vírus, como o Rinovírus e o Parainfluenza. De onde vem todos esses mitos? Não existe uma origem única para esses mitos.

A febre é um mecanismo muito útil para ajudar o organismo no combate a agressões, mas quando a temperatura está muito alta — em torno dos 39℃ — e não baixa com os antitérmicos comuns, recomenda-se o banho frio.

Compressas de água fria ou morna são ótimas opções para diminuir a febre do bebê. Umedeça um pano com água fria ou levemente morna e coloque sobre a testa do bebê. Um pano menor também pode ser utilizado nos pulsos.

Embora a temperatura da água possa agir rapidamente sobre a febre, seu efeito tem duração curta, além de aumentar o desconforto do paciente e causar calafrios e irritabilidade1. O banho, portanto, não serve como substituto dos medicamentos antitérmicos.

Descanse e evite atividades intensas que possam aumentar a temperatura corporal, atrasando a recuperação. Tome um banho morno (não frio) ou aplique toalhas húmidas na testa e pulsos. Vista roupa leve (mesmo que sinta arrepios), mantenha a temperatura ambiente fresca e diminua a quantidade de roupa de cama.

O vídeo não está errado, segue o último protocolo da Sociedade Brasileira de Pediatria, mas a experiência e o bom senso têm que entrar em ação nesse caso: o banho morno pode, sim, ser dado em crianças com febre sem nenhum problema, pelo contrário.

Uma das primeiras medidas para esses casos é a hidratação. Se após 30 minutos, a febre persistir, pode-se dar um antitérmico (paracetamol ou dipirona) e observar.

Pode tomar sorvete gripado, mas sem exagerar
O sorvete é um alimento de fácil deglutição e que alivia inflamações, quanto a isso não há dúvidas.