Pode depositar cheque depois da data?

Perguntado por: oramos . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.7 / 5 5 votos

Prazo de Apresentação: O cheque deve ser apresentado para pagamento em até 30 dias se for na mesma praça em que foi emitido, ou em 60 dias, quando emitido em praças diferentes; Prazo de Prescrição: O cheque prescreve em 6 meses, contados do prazo de apresentação (30 ou 60 dias, conforme regra da praça de apresentação).

O prazo para a expiração do cheque é de 6 meses, ou seja, se ele for apresentado depois de 6 meses da data de emissão, não poderá ser descontado. Mesmo após o prazo de apresentação, o cheque é pago se houver fundos na conta.

Ainda é válido que você saiba que o cheque é uma ordem pagamento de valor à vista. Isso significa que, se o beneficiário quiser, pode depositar o cheque antes da data combinada.

O cheque pode ser depositado mesmo tendo uma data futura ? Pode, é que o cheque é considerado uma ordem de pagamento à vista. E o banco, não pode recusar a recebê-lo ? Não.

Esse prazo de validade também é descrito por lei. São seis meses e tem início logo após o prazo de apresentação do cheque, conforme os 30 ou 60 dias, dependendo do local de lançamento, como falamos anteriormente.

A data na verdade é uma sugestão para o cobrador de quando é o melhor momento para o cheque ser depositado. É uma forma de reforçar que em tal dia você vai ter dinheiro certinho na conta e evitar que o cheque seja devolvido. No entanto, quem vai receber o valor não precisa aguardar a data para compensar o cheque.

De acordo com o colegiado, a falta de apresentação do cheque ao banco impede o seu vencimento e, como consequência, a constituição do devedor em mora. No caso julgado, a parte ajuizou ação de execução de quatro cheques, no valor aproximado de R$ 160 mil.

A compensação bancária na modalidade depósito de cheque em caixa eletrônico é em até um dia útil se ocorrer até 16h. No entanto, se ocorrer depois desse horário, é em até 2 dias úteis.

O saldo pode ser bloqueado por diversos motivos, como indícios de fraude, depósitos em cheque, caução, etc. Nesse caso, a melhor opção é procurar o gerente da sua agência.

Cheques pós-datados são cheques emitidos com a finalidade de fazer e receber pagamentos em uma data futura. Consequentemente, a verificação não pode ser descontada até a data especificada.

Em “pré-datado” se está a informar que a data foi fixada previamente, isto é, anteriormente ao vencimento, o que ocorre de fato. Enquanto isso, em “pós-datado” se informa que a data de vencimento é posterior à data de emissão, o que também é verdade.