Pode cortar a unha na Quaresma?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Não existe nenhuma razão para acreditar que "vai dar unheiro” se eu cortar a unha na Quaresma. Isso é superstição. A nossa religião é cristã, ou seja, tem Cristo como fundamento.

Na Quaresma, fiéis evitam carne vermelha, doces e até conversa.

Cantar e assoviar também é proibido. O folclorista Mario Souto Maior acrescenta: na semana santa não se pode cortar cabelo, pregar algo (remete aos cravos da cruz) e até tomar banho!

Busque evitar o desperdício de alimentos, de energia elétrica, de água e separe seu lixo. Reserve alguns minutos em sua rotina para uma boa leitura espiritual. Você pode pedir indicações de livros para seus irmãos na fé ou algum sacerdote que você conheça.

Por isso, separamos três passos que te ajudarão a viver bem a quaresma deste ano. Até o domingo de Ramos, quando termina esse tempo, somos convidados a orar, jejuar e fazer penitência. Essas são as práticas que a liturgia nos propõe.

Pode comer ovo na Quaresma? Embora o consumo da carne de aves esteja vetado durante a Quaresma, você pode, sim, comer ovos à vontade. O mesmo é válido para derivados do leite, ainda que não seja permitido o consumo da carne vermelha.

Não reclamar das contrariedades do dia, mas agradecer e louvar a Deus. Não assistir TV, mas dedicar este tempo à leitura.

Entre as proibições da Quaresma, destacam-se: Olhar-se no espelho, usar maquiagem, perfume, joias e roupas coloridas, por serem sinais de vaidade.

Ainda segundo a crença popular, a Quaresma é a época propícia para a aparição da Mula-sem-cabeça.

Sua produção é elevada à noite e cai durante o dia. Como o inverno tem dias mais curtos e noites mais longas, teríamos aumento de melatonina e, assim, menor queda de cabelo.

Por isso, o importante é "Viver a Quaresma", que significa arrepender-se de algo, fazer um sacrifício - Sacrum Facere, ou seja, "algo sagrado" - por amor a Deus, tornar-se mais reflexivo, tentando perdoar, reconciliar e se purificar nos 40 dias de preparação para a festa da Páscoa.

"Também não coloque flores em casa, evite música alta, imagens apelativas e discussões. Não acender vela de forma alguma.

O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma. Nesse momento, a Igreja silencia e apenas reza. Além das quatro cores específicas, temos mais duas cores litúrgicas, que são usadas em dias característicos.

As práticas de jejum são inúmeras e vão da escolha de cada indivíduo. A Igreja Católica orienta seus fiéis a reforçarem ações de caridade durante a Quaresma, e muitos deles passam mais tempo fazendo leitura e meditação da Bíblia, além das orações.

A Quaresma recorda os 40 anos que o povo de Deus peregrinou no deserto até chegar à terra prometida e os 40 dias que Jesus sofreu as tentações no deserto. Somos convidados durante esse tempo quaresmal a fazer jejum e abstinência de carne, sobretudo, na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa.

A Quaresma é o período de preparação para a Páscoa, uma época de viver de forma simples, de praticar o jejum, a abstinência, a reflexão espiritual e a penitência. Também é o período de trocar a carne bovina, de frango e suína por um pedaço de peixe.