Para que serve WhatsApp clonado?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Os objetivos da clonagem e do roubo de conta são parecidos, mas funcionam de maneira diferente. Na clonagem de conta, outra pessoa tem acesso à foto de perfil e aos contatos de um usuário sem autorização. A partir daí, ela cria uma nova conta e passa a conversar com amigos e familiares da vítima.

Contudo, não é possível exatamente clonar uma conta no WhatsApp, ou seja, usar o aplicativo em dois celulares ao mesmo tempo. Porém, é possível “sequestrar” uma conta, por assim dizer, neste caso, o usuário perde acesso ao aplicativo, que é dominado pelos golpistas.

Uso do WhatsApp Web
A ação também permite verificar se tem algum outro dispositivo conectado ao seu aplicativo. Sendo assim, se estiver desconfiado de que seu WhatsApp foi clonado pelo computador, vá até a aba “WhatsApp Web” dentro do seu aplicativo e veja as sessões que estão ativas.

Sim, um WhatsApp clonado dá ao invasor acesso a todas as suas conversas, arquivos compartilhados e fotos. Como saber se meu WhatsApp está sendo usado em outro aparelho? Você pode verificar isso indo em Configurações > WhatsApp Web. Se notar algum dispositivo desconhecido, desconecte-o imediatamente.

Os criminosos captam seus dados de contato através de bancos de dados e enviam um link pelo WhatsApp.

Como ocorre a clonagem de celular
Há pelo menos três formas de o golpe ser aplicado. Uma delas é chamada de SIM Swap ou troca do chip SIM, mas também há o golpe pelo número do IMEI ou a instalação de um aplicativo espião no aparelho.

Para recuperar um WhatsApp clonado é necessário instalar novamente o aplicativo para fazer login com seu número de telefone. Caso tenha perdido o acesso ao seu telefone por um golpe de SIM swap será necessário entrar em contato com a operadora e comprar um novo chip.

4 - Dentro do aplicativo Whatsapp, clique sobre o número falso e selecione a opção "denunciar contato". Peça a seus conhecidos que façam o mesmo. 5 - Envie um email denunciando o perfil para support@whatsapp.com com a mensagem abaixo. Em até 48 horas, a empresa se compromete a enviar uma resposta sobre o caso.

  1. Abra uma conversa individual ou em grupo.
  2. Toque no ícone de câmera.
  3. Selecione a imagem do código QR que deseja escanear.
  4. Toque em Adicionar aos contatos.

Abra o WhatsApp e toque no nome do contato ou de um grupo; Depois, toque em "proteger conversa" (Chat lock); Ative a forma de bloqueio do chat: "bloquear este chat com impressão digital/senha"; Em seguida, confirme a proteção colocando a senha do celular ou a biometria (impressão digital ou facial);

O golpe do WhatsApp clonado acontece quando um criminoso invade a conta real de uma pessoa em outro celular, sem que ela tenha conhecimento. Então, ele envia mensagens aos contatos dessa vítima. No roubo de contas, o golpista não precisa do código de ativação.

Conheça quais são os principais golpes do WhatsApp:

  1. Novo número ou perfil falso. ...
  2. Auxílio econômico falso. ...
  3. Golpes de phishing. ...
  4. Clonagem do número de WhatsApp. ...
  5. Aplicativo de spyware. ...
  6. Golpe de notícias falsas. ...
  7. Golpe do falso emprego. ...
  8. Falsas atualizações do WhatsApp.