Onde fica armazenado a memória cache?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 9 votos

A memória cache fica dentro do processador e é dividida em níveis (L1, L2 e L3) que determinam a proximidade com o núcleo. Quanto mais próxima do núcleo, mais rápida é a velocidade da memória.

A memória cache é uma pequena quantidade de memória localizada perto do processador. Surgiu quando a memória RAM não estava mais acompanhando o desenvolvimento do processador. A memória RAM é lenta, e faz o processador “esperar” os dados serem liberados.

O que é e para que serve a memória cache
O cache é, de modo geral, o lugar onde os arquivos temporários do seu smartphone (e dos computadores também) ficam armazenados para que possam ser acessados mais rapidamente quando necessário, agilizando a execução dos programas.

A memória cache é uma porção de memória feita de RAM estática de alta velocidade (SRAM) - em substituição da mais vulgar e lenta RAM dinâmica (DRAM) utilizada para a memória principal.

A memória cache pode conter 64 Kbytes. Os dados são transferidos entre a memória principal e a memória cache em blocos de 4 bytes. Dessa forma, a memória cache é organizada com 16K = 214 linhas de 4 bytes cada uma. A memória principal com 16 Mbytes, sendo cada byte endereçável diretamente por um endereço de 24 bits.

Acesse as configurações do Android, deslize a tela até a opção “Dispositivo” e clique em “Aplicativos”; 2. Selecione o aplicativo do qual você gostaria de apagar o cache. Clique na opção “Limpar cache”.

Toque em Aplicativos. Toque em Configurar. Role a tela para baixo e toque em Armazenamento. A memória disponível do dispositivo é exibida na seção Armazenamento interno.

Limpar o cache do WhatsApp significa excluir alguns arquivos temporários que o aplicativo armazenou no celular. Esses arquivos não são essenciais para o funcionamento do aplicativo e podem ser apagados em segurança.

Os "dados" são informações necessárias para o aplicativo funcionar. Suas configurações e sua sessão de login são exemplos. Se você limpar os dados, o app terá de ser reconfigurado, comose ele tivesse acabado de ser instalado. Em alguns casos, você poderá recuperar esses dados de um backup.

Quando você usa um navegador, como o Chrome, ele salva algumas informações de sites no cache e cookies dele. A limpeza desses dados corrige determinados erros, como problemas de carregamento ou formatação nos sites.

Memória Cache é mais rápida do que a memória principal. Ele consome menos tempo de acesso em relação à memória principal. Ele armazena o programa que pode ser executado dentro de um curto período de tempo. Ela armazena os dados para uso temporário.

Há três políticas de cachê disponíveis para a colocação de um bloco de memória na cache: Mapeamento direto (direct-mapping), totalmente associativa (fully associative) e associativa por conjunto (set-associative).

Memória interna é a memória diretamente ligada aos componentes da CPU,como por exemplo a memória principal (RAM), a memória de leitura (ROM) e a memória cache.

O gerenciamento do uso dessa memória cache é tratado pelo próprio processador, que decide quais dados manter ali, em função de suas utilizações. Em computadores com processadores de vários núcleos e/ou vários processadores, é comum haver uma hierarquia de memórias cache.

No topo da tela, sob o cabeçalho "Armazenamento do dispositivo", será possível ver o espaço de armazenamento interno total e o disponível para instalar novos aplicativos.

Abaixo, segue alguns dos melhores tipos de dados que funcionam bem como cache da web: Os dados que podem ser reutilizados durante a sessão ou reutilizados em todos os usuários e solicitações; Dados estáticos (que não mudam constantemente ou rapidamente); Dados que podem ser caros para calcular ou recuperar.