Onde a gravidade é maior na Terra?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 19 votos

A gravidade aparente na superfície da Terra varia em torno de 0,7%, de 9,7639 m/s² na montanha de Huascarán no Peru a 9,8337 m/s² na superfície do Oceano Ártico. Em cidades grandes, ela varia de 9,766 m/s² em Kuala Lumpur, Cidade do México e Singapura a 9,825 m/s² em Oslo e Helsínquia.

Na verdade, o local na Terra com a menor gravidade fica nos Andes peruanos, que por lá vale cerca de 9,76 m/s².

A Lua tem apenas 1% da massa de nosso planeta, por isso a gravidade por lá corresponde a apenas 16,6% da gravidade terrestre. Embora a Lua tenha gravidade, ela é de apenas 1,63 m/s², correspondendo a cerca de 16,6% dos 9,8 m/s² da Terra.

Quanto mais distantes estivermos do centro da Terra, menor será a gravidade a acelerar-nos.

Por se tratar do maior planeta do Sistema Solar, Júpiter exerce a maior atração gravitacional entre todos os planetas da nossa vizinhança. Sua aceleração gravitacional é cerca de 24,79 m/s².

A gravidade está em toda parte, até mesmo no Espaço
Tudo aquilo que está no Espaço acaba sendo puxado para algum lugar pela gravidade, seja em direção a um planeta, estrela ou buraco negro. O que fica é apenas a sensação de estar “sem peso”.

Plumas de rocha fundida subiriam das profundezas do manto abaixo da África, e o material quente e de baixa densidade dessa área produziria uma área de baixa densidade logo abaixo do Oceano Índico. Esta área é, portanto, caracterizada por uma gravidade menor do que outras áreas do planeta.

Peso lunar
O valor de g na superfície lunar é de 1,6 m/s² . Com esse valor, o peso de um astronauta de massa 70 kg, por exemplo, seria de apenas 112 newtons quando ele esti¬vesse na Lua. Na Terra, o mesmo astronauta tem quase 700 newtons de peso.

O que é a Lei da Gravitação Universal
Ela foi proposta por Sir Isaac Newton no século XVII e afirma que a força gravitacional entre dois corpos é diretamente proporcional à massa dos corpos e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles.

Como a Lua tem cerca de 1/49 da massa da Terra, terá gravidade menor.

Não se pode simplesmente “desligar” a gravidade. Cintos antigravitacionais só existem no cinema ou nas histórias em quadrinhos. A Nasa e outras agências espaciais utilizam um artifício que permite simular a ausência de gravidade: a queda livre.

Segundo Einstein a gravidade não é uma força, mas uma consequência da curvatura do espaço-tempo. Para ele, todos os corpos celestes estão localizados em cimas de uma malha de tecido espaço-tempo, que dependendo da massa desses corpos pode criar distorções no tecido.

A explicação de Albert Einstein para a gravidade está relacionada com a curvatura gerada no espaço em virtude da presença de um corpo muito massivo. Segundo essa teoria, o espaço e o tempo são curvados pela presença de um corpo muito massivo, e isso gera a atração que denominamos de gravidade.

Se a gravidade tivesse uma intensidade um pouco maior, o universo não teria se expandido e logo entraria em colapso. Não haveria tempo para formar estrelas, planetas e até a vida, como ocorre na Terra.

Quanto maior a gravidade, maior o peso. 6 - Para deixar a atração gravitacional da Terra para trás, um objeto precisa viajar a 11km por segundo, a velocidade de fuga do planeta. 7 - A gravidade é a força fundamental mais fraca que existe. As outras três forças são: a eletromagnética, a nuclear fraca e a nuclear forte.