O que vale mais a pena loja física ou virtual?

Perguntado por: rportela . Última atualização: 17 de julho de 2023
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A loja física tem um custo operacional muito mais alto que a virtual e uma rotatividade de produtos menor, ou seja, o valor tem que ser maior para conseguir uma boa margem de lucro.

Uma loja física possibilita que você receba compradores, geralmente, apenas dentro do horário comercial. Já quando optamos por uma loja online as possibilidades são maiores. Um e-commerce está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, nos feriados e finais de semana.

Segundo pesquisa, loja física vende mais pela internet do que empresa que começa pelo e-commerce.

Preço mais acessível para o cliente: a compra online é mais cômoda, prática e fácil, além de ser mais barato na maioria dos casos, isso se dá pelas lojas virtuais terem custos de operação. Custo operacional: o custo operacional de uma loja virtual é bem menor do que uma loja física.

Em geral, uma loja virtual que vende roupas tem uma margem de lucro próxima dos 40% ou 50%. Isso significa que de todo o dinheiro que entrar no caixa do e-commerce, cerca de metade será utilizado para pagar contas.

O principal motivo
Uma loja física muitas vezes possui o custo de aluguel do espaço, energia elétrica, água, encargos, funcionários além de quando há um vendedor há uma comissão em cima da venda, essa é a principal razão dos preços serem mais altos.

Maior oferta de produtos
Com um negócio online você pode ampliar o mix de produtos do seu negócio, sem a necessidade de criar grandes estoques. É possível trabalhar com menores quantidades e até vender sem ter o objeto estocado, algo que nem sempre é possível em lojas físicas.

A loja virtual não só promove a praticidade na compra a qualquer momento, como também possibilita um controle cuidadoso de cada pedido. A gestão de vendas com o auxílio de uma plataforma de e-commerce é muito mais prática e organizada.

Em uma loja física existe a possibilidade de negociar descontos, ofertas, condições especiais de pagamento e parcelamento, tudo diretamente com o vendedor e baseado em um diálogo claro. Uma conversa animada com o vendedor pode render bons negócios para o cliente.

As principais vantagens de um negócio digital é a redução de custos e fronteiras, além da escalabilidade. Por outro lado, como desvantagem há a grande concorrência e dificuldade de impor a credibilidade.

Normalmente o processo pode levar de alguns meses a alguns anos. Isso acontece porque, para ter lucro com o e-commerce, você depende de um conjunto de fatores, como o nicho do seu negócio, investimento e todas as circunstâncias tratadas neste artigo.

Mas sendo bem preciso, as lojas de pequeno e médio porte, quando estão estabilizadas no mercado, geram algo em torno de R$3000,00 a R$50000,00 por mês.

Quanto custa para abrir uma loja de roupas? O valor vai depender do porte da sua loja. Se começar como microempreendedor individual, o famoso MEI, você pode iniciar a operação com cerca de R$ 5.000,00 para ter um bom estoque.

Não há dúvidas de que a principal desvantagem do comércio eletrônico é a falta de contato do cliente com o produto. Ao comprar em uma loja virtual, o consumidor não consegue usar nenhum sentido além da visão. Ou seja, não pode sentir, tocar ou experimentar o produto que pretende comprar.

Desvantagens de comprar pela internet

  • Atrasos e custos de envio.
  • Risco de fraudes.
  • Incentivo ao consumo.
  • Não é possível experimentar.
  • Comunicação distanciada.