O que tem no fundo da Garganta do Diabo?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

O que é a Garganta do Diabo? Apesar de seu nome ser um tanto quanto assustador, a Garganta do Diabo é uma das mais impressionantes quedas d'água das Cataratas do Iguaçu, eleita uma das 7 Maravilhas da Natureza. É, na verdade, o maior salto do conjunto de quedas.

A água do rio também dá origem há uma série de cachoeiras e corredeiras assim como um cânion que intitula o geossítio "Garganta do Diabo" com mais de 60 metros de profundidade que expõe toda a estruturação do Arenito Botucatu e suas estratificações de grande porte.

Localizada no Parque Nacional do Iguaçu, a Garganta do Diabo fica a cerca de 20 minutos de carro do centro de Foz do Iguaçu. Há serviços de ônibus regulares entre o centro da cidade e o parque nacional. Se estiver de carro, você poderá usar o estacionamento com parquímetro na entrada do parque.

As cataratas do lado brasileiro e as cataratas do lado argentino. A garganta do diabo fica dentro das cataratas do lado argentino. É um passeio imperdível.

Tarobá foi convertido em uma palmeira situada à beira de um abismo, inclinada sobre a garganta do rio. Debaixo dessa palmeira acha-se a entrada de uma gruta sob a Garganta do Diabo onde o monstro vingativo vigia eternamente as duas vítimas.

A Agulha do Diabo é uma formação rochosa com 2.050 metros de altitude, localizada na cidade de Guapimirim, no estado do Rio de Janeiro. O pico fica dentro dos limites do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

O Parque Caverna do Diabo, criado em 1969 é a segunda maior unidade de Conservação do estado, com uma área total de aproximadamente 150.000 hectares, abrigando grandes extensões de Mata Atlântica e outros ecossistemas em seu interior.

A garganta é a parte do corpo que começa na parte posterior da boca e desce até as passagens que vão para os pulmões e o estômago.

Uma das mais famosas fica a oeste de Tilcara e é conhecida como Garganta do Diabo (Garganta del Diablo).

80 metros

Quando as Cataratas do Iguaçu estão em sua plenitude, se pode observar 275 quedas de água, com cerca de 80 metros de profundidade e com uma vazão de 1500m³.

História das Cataratas do Iguaçu || Criação do Parque Nacional do Iguaçu. A criação do Parque Nacional do Iguaçu deu-se apenas no ano de 1939. Isso aconteceu graças ao Decreto-Lei n° 1035 estabelecido pelo governo de Getúlio Vargas. O parque foi idealizado pelo engenheiro André Rebouças, no final do século XIX.