O que significa Xiru no Rio Grande do Sul?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 20 votos

É também gíria para amigo ou parceiro no Rio Grande do Sul. O xirú é um termo utilizado na região do pampa gaúcho para chamar ou se referir a um homem que se tenha estima, também conhecido por "índio velho", expressão que igualmente designa uma relação de amizade e respeito entre homens.

nome masculino
[Brasil] [ Culinária ] Caldo de arroz temperado com sal. Origem etimológica:japonês xiru, caldo, sopa.

Chinoca é o diminutivo de china, que é o nome dado às mulheres caboclas, morenas, geralmente descendentes de índios. Chinoca é um termo muito utilizado no Rio Grande do Sul, em especial pelos gaúchos que moram em cidades da fronteira.

substantivo masculino [Antigo] Vestuário de burel, com capello, usado por pastores e camponeses.

O dialeto gaúcho, também conhecido como dialeto guasca, é um dialeto do português falado no Rio Grande do Sul e em partes de Santa Catarina.

Significado de Piguancha
substantivo feminino [Regionalismo: Sul] Mulher de vida desprezível, de costumes fáceis; chininha, chinoca.

5. Gaúcho. Com grande influência do espanhol e um pouco do Guarani e de outras línguas indígenas, o dialeto guasca (gaúcho) é falado predominantemente no Rio Grande do Sul, e em parte do Paraná e de Santa Catarina.

Pingo é a maneira carinhosa e tradicional que o gaúcho chama seu cavalo, às vezes também é chamado de matungo. O cavalo é o companheiro do gaúcho e do peão nas lidas campeiras e no Rio Grande do Sul o “cavalo crioulo” é um dos símbolos do estado.

É vina! Penal: estojo escolar para guardar lápis e canetas.

O que é a xilocaína? É o nome comercial da lidocaína, um anestésico local em forma de spray ou pomada. O produto é comercializado em forma industrial ou manipulada.

Significado de xoxonho: Algo sem graça, desinteressante.

Chitãozinho & Xororó é uma dupla brasileira de música sertaneja formada pelos irmãos José Lima Sobrinho, utilizando o nome artístico de Chitãozinho, e Durval de Lima, utilizando o nome artístico de Xororó.

Tchê é interjeição muito utilizada no Rio Grande do Sul. Não há dúvida quanto à sua origem. Vem do espanhol “che” falado na Argentina, Uruguai e Paraguai. O tchê, portanto, é uma variação do “che”, oriundo da forma de grafar em português como ele é pronunciado no espanhol, como se tivesse um”t” e com o “e” fechado (ê).

Tchê é uma expressão coloquial utilizada pelos povos gaúchos, em especial do Rio Grande do Sul, além dos países vizinhos, como Uruguai e Argentina. Tchê é uma expressão de saudação e exclamação, usada para se referir a alguém e tem o mesmo sentido de “cara”, “companheiro”, “moço”, “amigo” e outros sinônimos.