O que significa usar um anel solitário?

Perguntado por: dcardoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

Popularmente considerado o “anel do amor”, ele se tornou o símbolo do noivado ao longo dos anos. Em virtude da dureza e transparência do único diamante presente na joia, o anel simboliza o amor único, puro e eterno do casal.

O anel solitário, por tradição, é um anel simples, liso, feito em ouro ou ouro branco (a prata é menos utilizada) com 1 diamante. Por isso o nome solitário. É uma das peças mais usadas para presentear as noivas, por ser considerado o anel do amor.

Esse tipo de anel faz parte de diversas tradições. O relato mais antigo a respeito da joia vem de um casamento datado do século XV, em que um arquiduque austríaco presenteou a amada Maria de Borgonha. A partir disso, o significado do anel solitário se firmou como uma representação do amor.

Porém por ser uma joia democrática e versátil, o anel solitário pode ser usado sozinho ou com outros anéis, sempre dando um toque de sofisticação ao visual. Com pedras pequenas ou grandes, o anel solitário é sempre uma joia delicada, mas não necessariamente discreta.

O anel solitário representa o amor, sobretudo ao ser usado no dedo anelar da mão esquerda. Afinal, segundo crença que surgiu entre os egípcios na antiguidade, acreditava-se que essa mão tem a única veia que liga diretamente ao coração.

Caso o solitário tenha sido um presente do noivo/marido, o ideal é que seja usado no mesmo dedo da aliança. Sendo a aliança colocada primeiro e o solitário em seguida. Afinal, após o uso o solitário volta para caixa e a aliança nunca deve sair do dedo. O solitário pode ser ainda, combinado com outros anéis.

O anel solitário é como o próprio nome diz, pode ser usado sozinho ou como estamos propondo neste artigo, isto é, em companhia com a aliança de namoro para dar aquele charme todo especial! Assim como as alianças, há diferentes tipos de anéis solitários, entre eles: anel solitário prata, ouro e mais.

Se a pessoa foi presenteada com um anel solitário, ele deve ser utilizado no anelar da mão esquerda.

Usar em vários dedos
O que fica especialmente elegante é usar anéis nos polegares e indicadores, especialmente se misturar peças mais delicadas com peças mais grossas. Outra combinação bastante comum é usar um em cada dedo e, nesse caso, opte por itens mais finos e minimalistas e uma peça mais marcante.

Pode-se usar anéis em todos os dedos de uma mão e apenas um ou dois na outra, por exemplo. O mais comum é que se use três ou quatro anéis em uma das mãos e a outra fica livre ou traga apenas um no polegar ou um anel de falange em um dos demais dedos.