O que significa Unicórnio Azul?

Perguntado por: dgonzaga . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Para alguns, entre os quais eu me incluo, a metáfora do unicórnio azul representa aquilo que buscamos, o que continuamente procuramos: a felicidade, a alegria, a harmonia e a beleza do mundo. O unicórnio azul figura as nossas utopias, aquilo pelo que vivemos e pelo que lutamos cotidianamente.

De acordo com o dicionário, um animal unicórnio é “fabuloso, símbolo de força e pureza, representado em ilustrações medievais com um corpo de cavalo e cabeça de veado munida de um chifre único, comprido e enroscado”.

Portanto, o unicórnio na Bíblia não é uma referência a uma criatura fantástica que possui poderes mágicos, mas uma referência a um animal real que foi criado por Deus. Claramente esse animal era conhecido dos escritores bíblicos e das demais pessoas que viveram naqueles tempos.

Há 1 milhão de anos, um antílope pré-histórico que habitava a Terra tinha dois chifres tão próximos no centro da cabeça que pareciam um só. Ele representou diversas coisas ao longo da história, mas ficou mais conhecido como símbolo de pureza e castidade.

A pelagem é de cor branca ou prateada, e suas patas possuíam pelos lisos e abundantes. Teria um temperamento dócil e passava seus dias pastando tranquilamente, sem causar nenhum mal a ninguém. Seus chifres e pelos teriam propriedades curativas e eram cobiçados por caçadores.

Unicórnio é usado como uma gíria comum na comunidade LGBTQ para se referir ao indivíduo de gênero não-binário, ou seja, que não se identifica como homem, mulher ou transexual. Assim, quando alguém não quer se definir como parte de um gênero específico, costuma dizer que é um unicórnio.

A pessoa que se junta a um casal para participar de uma relação sexual poliamorosa é chamado de unicórnio devido à raridade quase mítica desse ser.

O unicórnio na Bíblia cristã
A figura do unicórnio está presente em várias passagens diferentes da Bíblia Cristã: Salmo 22:21, Salmo 29:6 e Salmo 92:10 ou ainda em Jó 39:9-10, Números 23:22, Isaías 34:7 e Deuteronômio 33:17.

Unicórnio e arco-íris do sinal de LGBT Símbolo dos gay e lesbiana, dos bisexuals e dos povos de transgender.

Escócia

Essa figura que se parece com um cavalo – adornada com um chifre único em espiral na testa – é um unicórnio. E, acredite ou não, o animal é símbolo nacional da Escócia. Até pouco tempo atrás, todas as conversas sobre unicórnios se restringiam a espaços recreativos infantis cheios de glitter.

Escócia

O que se sabe é que Jaime 2° abraçou a lenda de coração aberto, e o unicórnio se tornou o símbolo de pureza e poder com o qual os reis escoceses e a nobreza se identificavam no século 15. Com o tempo, isso levou o unicórnio a ser oficialmente reconhecido como animal nacional da Escócia.

Na Bíblia, os chifres integram metáforas, simbolizando a glória, a dignidade, o poder, a honra, a vitória, a liderança, a coragem, a proteção, a salvação, entre outros1.

A principal característica deste animal era a presença de um chifre grande, de cerca de 2 metros de comprimento, consideravelmente grosso, provavelmente um produto da união dos dois chifres que algumas espécies de rinocerontes possuem.

Assim que o homem atinge o clímax, o casal beija-se, misturando o sangue menstrual com o sémen. De forma 'forte', esta é a única maneira de descrever este fetiche preocupante e que ultrapassa todos os limites.

Uma das hipóteses para esse uso de sua figura seria pela representação de poder, pureza e honra. No mundo contemporâneo, o unicórnio virou artefato da cultura pop. Atualmente, o animal remete ao lúdico, aos sonhos, à liberdade e está presente em roupas, acessórios, maquiagens, itens de decoração entre outros.