O que significa o sino na Umbanda?

Perguntado por: arosa5 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 12 votos

O sino, ou sineta, é um instrumento indispensável para a ritualística da Umbanda, Candomblé e Quimbanda, pois ele serve para chamar as entidades para o local sagrado do culto e ritual.

Esta tradição simboliza a confiança entre o adepto e seu Orixá. Sempre que um Orixá dança, é acompanhado por uma Ekedjy, que fica responsável por dar direção com seu Adjá (espécie de sino ou chocalho, instrumento de poder dentro do Candomblé, usado também para invocação das divindades).

Note que não é permitido qualquer tipo de remuneração por esses trabalhos espirituais. As vestes mais usadas nestas cerimônias são brancas, porque essa é a cor neutra que agrada todos os orixás e guias. Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.

No Brasil, a palavra “macumba” designa de forma popular e equivocada toda oferenda aos orixás. O termo correto para isto, no Candomblé, seria o “ebó” ou “padê”. Já na Umbanda seria “despacho”. Ainda pode se referir a uma religião específica de matriz africana.

A “gira”, nome que se dá ao culto da umbanda, acontece nas casas de umbanda e é constituída por orações, cânticos e pela invocação de entidades, que “descem” nos médiuns (também chamados de “cavalos”). As entidades incorporadas dão passes, discursam e orientam os participantes do ritual.

O sino ou sineta na Umbanda serve para chamar as entidades para que estejam presentes no local sagrado.

Nas cerimônias litúrgicas é utilizado um objeto chamado sineta. Como o nome propõe, trata-se de um pequeno sino. Sua função é chamar a atenção da comunidade para o momento mais importante da celebração litúrgica, a consagração do Pão e do Vinho, que para os cristãos se tornam o Corpo e Sangue de Cristo.

assim é afastado de seu poder religioso e político no intramuros dos terreiros, pois “uma mulher menstruada não pode entrar na casa de santo, não pode tocar em instrumentos ou objetos sagrados e nem em seus pais de santo”2.

Estar com o corpo sujo em um ritual é considerado falta grave, como ele sublinha: Na religião da gente, se você fizer sexo, você não pode participar do ritual, [...] a pessoa está de corpo sujo! De alma suja.

É uma forma de garantir a segurança do médium para que não acumule ou leve determinadas energias consigo. Além de tudo isso, podemos dizer também que realizar nossos trabalhos espirituais descalços é uma forma de representar a humildade e a simplicidade do Rito Umbandista. '