O que significa o desenho anime?

Perguntado por: larruda . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

“Anime” é uma palavra japonesa que se refere a animações. No dialeto nipônico, toda animação é um anime. Porém, no contexto ocidental, o termo é usado para se referir às animações provenientes do Japão. Vale ressaltar também que animes não são um estilo de desenhos animados, mas sim um formato de mídia.

Muitos animes se originam a partir do sucesso de alguns mangás. Os mangás são tipos de histórias em quadrinho japonesas, que apresentam como principal característica o modo de leitura: feito de trás para frente e da direita para a esquerda, ao contrário do que é comum nas convencionais HQ's ocidentais.

O Anime surgiu por volta da metade do século XX. O termo é abreviado da palavra “animação” em japonês, que se refere a qualquer animação. Geralmente, toda animação japonesa, ou boa parte delas, também possui uma versão em mangá (quadrinhos japoneses).

A palavra pode ser dividida em duas partes: manga e ka (漫画家). O mangá corresponde ao meio da arte que o artista usa: banda desenhada (ou quadrinhos japoneses) dependendo de como o termo é usado dentro ou fora do Japão. O sufixo 家 (ka) implica um grau de especialização e autoria tradicional.

A cultura do anime é tão forte que até apaga um pouco a fronteira entre ficção e realidade. No mundo inteiro, os grandes heróis viram eternos quando se transformam em estátuas. No Japão também. A diferença é que os heróis saem do papel e se transformam em grandes amigos de bronze.

Assim como filmes, desenhos animados, livros, o anime evoca emoções, faz você ter empatia, provoca uma resposta em quem o assiste. É importante destacar aos adolescentes que os personagens de anime, como no mundo oposto ao real, costumam ser criados impulsivos e sensíveis.

Os animes são os desenhos animados, que por sua vez são oriundos dos mangás, as tradicionais histórias em quadrinhos japonesas, publicadas de forma impressa. Ambas as formas de produção têm enorme sucesso comercial, movimentando a economia do Japão.

Naruto é um termo popular utilizado pelos japoneses ao referir-se a redemoinho. O nome deve-se a uma região na província de Tokushima, o Estreito de Naruto, onde, devido à formação geológica do lugar, o fenômeno ocorre com frequência.

Em 1914, desenhos animados americanos e europeus foram introduzidos no Japão, inspirando criadores japoneses como Junichi Kouchi e Seitaro Kitayama, ambos considerados os "pais do anime".

Shonen: com traços fortes e marcantes, é um estilo mais voltado para o público masculino. Shojô: de enredos mais sensíveis e traços delicados, é voltado para o público feminino. Kodomo Mangá: sem muitos rebuscamentos, são histórias engraçadas, e por isso, tem o estilo mais infantil.