O que significa o boi na macumba?

Perguntado por: amaldonado5 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

O boi "abre caminho" (fechado, esperando um sacrifício) com suas patas dianteiras; e toma o caminho da "esquerda", o "sinistro", para que o consulente possa seguir o "dextro". (41) Prática muito utilizada também por pessoas não pertencentes à Umbanda.

Os espíritos que se manifestam na umbanda e no candomblé, "os boiadeiros", são valentes, e de poucas palavras, mas de muitas ações. Apresentam-se como espíritos que encarnaram em algum momento, como tocadores de boiada. Os seus pontos cantados sempre ajudam os bois e as boiadas, ventanias e tempestades.

DescriçãoSaiba mais informações. A bola de Boi é muito utilizado na Umbanda e Candomblé em rituais, trabalhos e ascentamentos como do Orixa Omulo.

Há milhares de anos a Vaca é considerada animal sagrado no Oriente. Sua simbologia está ligada à maternidade, à fertilidade, à abundância, à doação e à Terra-Mãe, especialmente na Índia, onde é venerada como a representação do Divino.

Além de ser perfeito para o apoio da carne ao corta-la, o conjunto todo ainda serve como objeto de decoração para sua área de churrasco. Usado pelos melhores churrasqueiros do país.

Significado cultural
O boi é símbolo de força, trabalho árduo e prosperidade. No campo, o boi é usado como animal de trabalho, sendo responsável por arar a terra e transportar cargas pesadas.

O signo do boi refere-se à hora do boi (de 1 às 3 horas). Durante esta hora, o boi já comeu grama suficiente e está pronto para o nascer do sol e para o trabalho de arar os campos. O boi desempenhou um grande papel na evolução da sociedade humana e é um símbolo da cultura chinesa.

É uma pedra caríssima, mas que não vem da natureza, como diamante, cobre, ouro cassiterita. Ela vem de um animal que temos em profusão em nosso país: o boi. Isso mesmo. A Pedra Fel, que certamente pouca gente fora do setor pecuário já ouviu falar, é produzida pela vesícula de muitos bovinos.

Associado a Oxóssi, Iansã e Oxalá, proporciona saúde, vigor físico, recuperação energética, cura de energias doentes, magnetiza a cura espiritual e material. Muito usada nas guias de Boiadeiros, Baianos e alguns Caboclos.

Entre os israelitas, os bois executavam certos trabalhos de agricultura. Empregavam-se para lavrar a terra (Dt 22.10 – 1 Rs 19.19) – para pisar o trigo (Dt 25.4 – os 10.11) – para puxar ao carro (Nm 7.3 – 1 Sm 6.7) – e no serviço de animais de carga (1 Cr 12.40).

Na linguagem indígena, 'berarubu' significa 'comida enterrada'”, revela. A comida em questão é a cabeça de boi, uma parte do animal que geralmente é descartada pelos frigoríficos da região.

A expressão "aonde a vaca vai, o boi vai atrás" está associada a pessoas que são facilmente influenciáveis por outras. Já um "mão de vaca" é alguém muito avarento, pão-duro. A expressão "a vaca foi para o brejo", indica que algo deu errado, ou que alguém fracassou.

A Vaca preta é uma bebida gelada, líquida e de coloração marrom, que é preparada à base de sorvete e refrigerante escuro. Geralmente, o sorvete utilizado na preparação da Vaca Preta é ou o de creme ou o de baunilha, mas também é bastante comum o uso de sorvete de chocolate, ou sorvete napolitano.

Pelos, sebo, gordura, sangue e glândulas: tudo é aproveitável. Das glândulas do boi (como as suprarrenais, tireoide, pâncreas, etc.) são extraídas substâncias usadas em medicamentos e perfumaria. A insulina para diabéticos, por exemplo, é extraída do pâncreas bovino.