O que significa muita espinha no queixo?

Perguntado por: msantos . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.8 / 5 2 votos

Queixo: O aparecimento da acne está relacionado, em sua maioria, com alterações hormonais. Nariz: Existe uma predisposição para o surgimento de cravos e espinhas. Mas os índices de vitamina B podem estar baixos também. Bochechas: A acne que surge nesta região pode estar relacionada com um alto consumo de açúcar.

Os principais fatores e causas que influenciam nesse processo são os hormônios, a alimentação, nosso estilo de vida e estresse”, complementa a Dra. Thais Zolini. De acordo com a especialista, é comum o surgimento de espinhas no rosto, colo e costas, por serem locais em que há maior concentração de glândulas sebáceas.

A dermatologista Thais Guerreiro diz que cravos e espinhas no queixo na fase adulta podem ser resultado de alteração hormonal. É muito comum que mulheres adultas e sem histórico de acne fiquem incomodadas com o aparecimento de cravos e espinhas ao redor dos lábios e na região do queixo.

A zona “T” do rosto - formada pela testa, nariz e queixo - é uma região que possui maior concentração de glândulas sebáceas - por isso, acaba sofrendo mais com o surgimento de espinhas.

Espinha interna é causada por oleosidade excessiva ou falta de limpeza da pele. Assim como cravos e espinhas externas, que são mais comuns, a acne interna se forma por causa da oleosidade excessiva da pele ou pela limpeza incorreta.

As espinhas hormonais aparecem na parte inferior do rosto, chamada de "zona U" (mandíbula, queixo e pescoço), no decote e na região superior das costas. Esses são importantes sinais para você saber se a acne é hormonal.

A acne é desencadeada por alterações hormonais. Chocolate, batata frita e cerveja podem não fazer bem para a saúde, mas eles não são a causa das espinhas. No entanto, produtos como leite e seus derivados e alimentos de alto índice glicêmico (como açúcar e farinha branca) podem influenciar no surgimento da acne.

Queixo: O aparecimento da acne está relacionado, em sua maioria, com alterações hormonais. Nariz: Existe uma predisposição para o surgimento de cravos e espinhas. Mas os índices de vitamina B podem estar baixos também. Bochechas: A acne que surge nesta região pode estar relacionada com um alto consumo de açúcar.

Alguns fatores podem piorar a acne, como o uso de produtos inadequados para a pele, excesso de oleosidade, má alimentação, estresse, alterações hormonais, falta de higiene adequada da pele e hábito de espremer as lesões.

Comum nessa fase em que o corpo da mulher passa por diversas mudanças, a acne gestacional pode ocorrer até mesmo em quem nunca sofreu com o problema, diferentemente do que ocorre com quem já apresentava espinhas durante os períodos menstruais e tem mais predisposição durante a gravidez.

Essas alterações acontecem devido ao aumento da progesterona no corpo da mulher, e no caso das espinhas na gravidez elas tendem a surgir mais no rosto, colo e costas por ser locais mais oleosos e por ser uma área onde existem mais glândulas sebáceas1.

A acne hormonal pode ser controlada com tratamentos tópicos específicos. Se você for mulher, uma opção é tratar diretamente a acne hormonal com a pílula anticoncepcional oral, que reequilibra os hormônios para uma pele limpa.