O que significa a letra D na frente da CNH?

Perguntado por: elacerda . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 20 votos

Outra novidade é que serão inclusas letras que identificarão o estágio da CNH. Ou seja, se o condutor está apenas com permissão para dirigir, haverá a letra “P”. Se o condutor já tem a carteira definitiva, haverá a letra “D”. Além disso, no documento também vai constar as restrições de cada condutor, como deficiência.

D - Obrigatório o uso de veículo com transmissão automática. E - Obrigatório o uso de empunhadura no volante. F - Obrigatório o uso de veículo com direção hidráulica. G - Obrigatório o uso de veículo com embreagem manual ou com automação de embreagem ou com transmissão automática.

Para solicitar a Categoria E:
Estar habilitado há pelo menos um ano na categoria “C”. Quando o condutor, oriundo da categoria B, pretender mudar da categoria D para E, deve estar habilitado há, no mínimo, um ano na categoria D (Res. 789/20). Ter mais de 21 anos e ser aprovado em exame de aptidão física e mental.

A letra D tem sua origem na escrita hierática egípcia, seu ancestral mais antigo recebeu o nome de deret (mão), quando os fenícios o adotaram, o mesmo passou a se chamar daleth (porta). Os gregos, ao empregarem a letra fenícia lhe deram o nome de Delta (Δ, δ) e a forma de um triângulo.

Com ela, o motorista pode dirigir caminhões com chassi rígido, ou seja, os que não têm a carreta acoplada, com Peso Bruto Total (PBT) a partir de 3.500 kg. Entretanto, quem evoluir para a CNH D, terá mais opções. Há uma gama bem mais extensa de caminhões plataforma não articulados.

R$ 1.735,00

Quanto custa a carteira D
Os valores variam de acordo com as taxas de cada estado e também conforme o Centro de Formação de Condutor (CFC) escolhido. Mas, uma estimativa de valor médio para a categoria D pode ficar em torno de R$ 1.735,00, caso você seja aprovado em todas as etapas de primeira.

Para categoria D: ser maior de 21 (vinte e um) anos, estar habilitado no mínimo há 2 (dois) anos na categoria B, ou no mínimo há um 1 (um) ano na categoria C, e não ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 (doze) meses.

Se o seu objetivo é conduzir caminhões, saiba que a CNH de caminhão é da categoria C ou E. Para veículos de carga acima de 3,5 toneladas, será necessária a CNH C. A categoria D permite apenas a condução de veículos com mais de oito passageiros e os veículos da categoria B.

Também conhecidos por numeração romana ou algarismos romanos, esse sistema utiliza sete letras para indicar números: 1 = I; 5 = V; 10 = X; 50 = L; 100 = C; 500 = D; 1.000 = M.

O número romano D corresponde ao número 500 (quinhentos).

  • desprovido. discriminação. divergente. disciplina. deleitar. disseminar. desejo. ...
  • deturpado. dificuldade. diferir. danado. despojar. determinado. discreto. ...
  • devir. disparidade. deixar. destinatário. deflagrar. dedicação. ...
  • discurso. domínio. despojado. despensa. dispensar. destacar. ...
  • desistir. dispensação. diáfano. desculpa. diacrônico. dispositivo.

Categoria D
Pode dirigir todos os veículos das categorias B e C e veículos de passageiros sem reboque, com lotação maior do que 8 pessoas. Não permite dirigir motos, triciclos e veículos com reboque que tenham PBT (Peso Bruto Total) maior do que 6.000 kg ou possua reboque com lotação maior do que 8 pessoas.

Portanto, sendo o ônibus articulado um único veículo (e não combinação), será exigida a categoria “D” ao seu condutor, para fins de aplicação da legislação de trânsito.