O que significa 750 na pulseira?

Perguntado por: lteixeira4 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 11 votos

O ouro puro tem 24K, e 75% de 24 é igual a 18. Assim, uma joia que possui 75% de ouro puro é uma joia de 18K (750/1000). Os outros 25% da joia correspondem ao metal ou metais que farão parte da liga.

O principal método de evidenciar ao consumidor o nível de pureza do ouro na liga da joia é por meio do carimbo ou gravação '750', por isso encontramos o número 750 nas nossas joias. Embora mais raro, é possível achar o 18K carimbado. O 750 e 18K significam a mesma coisa.

O valor do grama do ouro hoje está cotado em R$ 301,79. O conteúdo abaixo é de caráter exclusivamente informativo.

Então, ouro 18K ou ouro 750 são a mesma coisa.
Se a joia for 14K, isso significa que ela contém 14 partes de ouro, 10 de outros metais e assim por diante.

Resumindo: 18k e 750, é a mesma coisa. E essa expressão da garantia ao cliente que sua jóia é de qualidade sem igual, pois 75% é ouro e as demais partes é a liga usada apenas para dar a firmeza necessária na peça após sua criação.

A dica mais básica é buscar por sinais que identificam o ouro como de verdade. Em geral, as lojas identificam os quilates na parte interna da joia (como 24K, 18K ou 750, 14K, etc). Todos os fabricantes devem colocar o timbre com a proporção do ouro na composição, pois isso torna mais fácil a sua identificação.

Teste do imã: o teste mais famoso é o do imã. O ouro é um metal não-magnético, não se atraindo por ímãs, assim, quando a peça é aproximada do ímã e ocorre algum tipo de atração, quer dizer que sua joia não é feita de ouro ou pode ser que possui outros metais. Para esse teste, o imã utilizado precisa ser mais forte.

Ouro amarelo, ouro branco ou ouro rosé, qual vale mais? O que determina a coloração do ouro são os metais que formam a liga junto com ele. Portanto, o ouro branco acaba sendo mais caro, já que sua composição inclui outro metal nobre, o paládio, além da prata.

Diferenciado, com seu tom que parece prata, mas possui o glamour e o luxo de uma joia de ouro.

O Ouro 18k (750) apresenta maior resistência à oxidação, se comparado a outros metais, como o cobre e a prata.

Aos poucos as leis foram mudando e hoje no Brasil são consideradas Prata de Lei as de teor 950 ou 925. Isso significa que as duas tem ótima qualidade, alta durabilidade e brilho, sendo metais nobres com a mesma qualidade do ouro.

Uma curiosidade sobre essa liga é que sua verdadeira tonalidade tem reflexos amarelos, parecidos com o ouro champanhe, e a joia precisa ser banhada em ródio para ficar com o acabamento prateado e seu esplendoroso brilho cinza-esbranquiçado.

Será que existe diferença entre elas? A Prata de Lei – ou Sterling Silver 925 – é a mais valorizada na alta joalheria e indica que a liga do metal é constituída de 92,5 % de prata pura. Este é um padrão que determina o mais elevado grau de pureza para garantir a qualidade das joias fabricadas com ela.