O que são quilombolas?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 7 votos

A comunidade remanescente de Quilombo, inicalmente chamado Quilombo, são espaços e comunidades autônomas criados por populações formadas a partir de situações de resistência social e cultural ...

Ser quilombola é se sentir pertencente a uma determinada comunidade, é se identificar com os valores, costumes e também ter a ligação com o território, viver próximo de outros indivíduos que compartilham de um mesmo laço identitário.

As pequenas aldeias eram também chamadas mocambos, e tanto eles como os quilombos duraram todo o período da escravidão no Brasil.

Quilombo dos Palmares

Quilombo dos Palmares é como ficou conhecido o maior quilombo que existiu na história da colonização do Brasil pelos portugueses. Foi também o maior quilombo de toda a América Latina e, no seu auge, concentrou a população de cerca de 20 mil pessoas.

As populações quilombolas, em geral, dependem da agricultura para sobreviver. Sem poder sair para vender seus produtos, têm sofrido também com insegurança alimentar, já que grande parte não conseguiu o auxílio emergencial do governo federal.

Quilombola é a pessoa que habita o quilombo.
Os povos quilombolas não se agrupam em uma região específica ou vieram de um lugar específico. A origem em comum dos remanescentes de quilombos é a ancestralidade africana de negros escravizados que fugiram da crueldade da escravidão e refugiaram-se nas matas.

Quilombos oficialmente delimitados
Nesses territórios oficialmente delimitados, moram 167 mil quilombolas. Segundo a Fundação Cultural Palmares, que certifica a autoatribuição quilombola, existem quase 3 mil comunidades validadas pelo órgão no Brasil.

Os quilombos se constituem como territórios que expressam a luta coletiva da população negra ao longo da história e que resistem mesmo diante dos ataques do racismo estrutural.

Até agora, Minas conta com 392 comunidades quilombolas reconhecidas oficialmente. O coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Clever Machado, fez a entrega da certificação à prefeita Darcira de Souza Pereira, que também é quilombola.

O quilombo do Rio Vermelho, no atual bairro de Salvador, teria sido organizado em 1629 e destruído em 1642. O do Rio Real, em 1640, fora atacado pelo Terço dos Henriques, que participara das lutas pela expulsão dos holandeses em Pernambuco.

Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares é um dos grandes nomes da história do Brasil. Ele foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior e mais longevo quilombo da história de nosso país. Zumbi assumiu a liderança do quilombo, em 1678, e resistiu, durante quase 20 anos, contra as investidas dos portugueses.

Quilombo dos Palmares

O Quilombo dos Palmares foi o maior quilombo existente na América Latina. Construído na era colonial, no final dos anos 1500, Palmares se tornou um grande refúgio para os escravos que fugiam dos engenhos nas capitanias da Bahia e Pernambuco.

Quilombo dos Palmares

O primeiro quilombo de que se tem registro foi formado na Bahia em 1575. O maior quilombo da história do Brasil foi o Quilombo dos Palmares.