O que são movimentos sociais?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Movimento social representa a ação coletiva de setores da sociedade ou organizações sociais para defesa ou promoção, no âmbito das relações de classes, de certos objetivos ou interesses, tanto de transformação quanto de preservação da ordem estabelecida na sociedade.

Os movimentos sociais são grupos de indivíduos que defendem, demandam e/ou lutam por uma causa social e política. É uma forma da população se organizar, expressar os seus desejos e exigir os seus direitos.

Os movimentos sociais podem agir em diversos âmbitos. Os mais conhecidos são o trabalhista, ambiental, político, racial, gênero, entre outros. Ou seja, qualquer grupo de pessoas que defenda, lute e corrobora para uma causa é considerado um movimento social.

Atualmente, existem milhares de ações coletivas que lutam para conquistar visibilidade e direitos. No Brasil, merecem destaque o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS), os movimentos em defesa dos índios e os movimentos negros.

Os movimentos sociais fazem a mediação entre os diferentes grupos sociais e o governo. Desse modo, pressionam o Estado e exigem que as reivindicações populares sejam atendidas. Essa medida reforça o caráter democrático da política, pois dificulta que o governo aja de forma unilateral ou autoritária.

Integram os movimentos sociais as Organizações Não Governamentais (ONGs), associações sindicais, movimentos rurais, movimentos por direitos civis e movimentos por direitos específicos, como o direito das mulheres, das populações LGBTQIAP+ e da população negra.

Os movimentos sociais contribuem para direcionar a sociedade para um caminho mais democrático, em que todos os grupos possam ter voz. É possível perceber que esses movimentos ajudam a inserir novas discussões que, com o passar do tempo, se tornam temas normalizados.

Segundo Carvalho, “os movimentos sociais são importantes para a articulação de demandas e de reivindicações por mudanças a partir das experiências daqueles que os compõem”. Ainda segundo a docente, “contribuem à construção social mais sensível à realidade das pessoas, que se inserem e se realizam” nesses coletivos.

O primeiro grande movimento social brasileiro: a campanha abolicionista (1868-1888)

Os movimentos sociais são característicos de uma sociedade plural, que se constrói em torno do embate político por interesses coletivos e/ou individuais. Assim sendo, a organização de indivíduos em prol de uma causa é uma característica de uma sociedade politicamente ativa.

O professor Alain Touraine é um sociólogo francês conhecido por sua obra dedicada à sociologia do trabalho e dos movimentos sociais.

Os movimentos sociais no Brasil tiveram maior destaque a partir da década de 60, na qual grande parcela dos movimentos eram contra o regime da Ditadura Militar. Foi nesse período que o termo "movimentos sociais" começou a ser utilizado, tanto academicamente, quanto politicamente.

Movimentar o corpo ajuda na liberação de hormônios que atuam diretamente em seu bem-estar. É uma forma de precaver sua boa saúde mental e também combater a depressão. Exercícios como a dança permitem sua leve expressão corporal.

Os movimentos sociais podem ser organizados a ponto de possuírem sedes e representações em várias cidades ou mesmo mais espontâneos, surgindo de passeatas e manifestações sociais, que, em um primeiro momento, constituem uma forma simbólica de comunicação da população com o Estado.

Sendo assim, sobre os Movimentos Sociais é correto afirmar que: São ações de determinados grupos sociais, com objetivos de mudanças sociais, radicais ou reformistas.