O que o Will de a cinco passos de você tem?

Perguntado por: talvim8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

O filme deixa em aberto o destino de Will, sugerindo que ele possa ter falecido. No entanto, em uma entrevista, Cole Sprouse, que interpreta Will, afirmou que eles optaram por manter o final aberto para interpretação. Muitas pessoas que assistiram ao filme assumiram que Will sobreviveu.

A história do filme gira em torno de Stella Grant (interpretada por Haley Lu Richardson) e Will Newman (interpretado por Cole Sprouse), dois jovens que lutam contra a fibrose cística, uma doença genética que afeta o funcionamento dos pulmões.

Isso explica o fato de Will conseguir viver com uma bactéria que poderia matar Stella, mesmo sendo portador da mesma doença. Conhecida também como Doença do Beijo Salgado e Mucoviscidose, a Fibrose Cística é causada por uma mutação genética, na qual um gene ataca uma proteína e causa algumas complicações para a saúde.

Lançado em 2019, o filme Five Feet Apart ou 'A cinco passos de você' retrata o romance entre dois adolescentes com fibrose cística (FC) que, devido aos perigos relacionados à doença, não podem se tocar ou ficar muito próximos um do outro. No filme, Stella e Will se conhecem no hospital.

A irmã de Poliana (Sophia Valverde) nasceu com uma doença autoimune rara, logo nos primeiros dias foi desenganada pelos médicos e não resistiu.

Por ser genética, a fibrose cística não é transmissível, embora um fibrocístico não possa ter contato com outro, já que o acúmulo de muco causado pela doença facilita infecções causadas por bactérias. “Os pacientes não devem ficar juntos, mesmo que duas crianças com fibrose cística tenham a mesma bactéria.

Pessoas com fibrose cística não podem se tocar? Portadores da fibrose cística são mais propensos a ter infecções e complicações. Dessa forma, os pacientes com a doença devem se manter distantes uns dos outros para evitar a propagação entre eles.

A Fibrose Cística é uma doença genética, crônica e progressiva que afeta múltiplos órgãos, como pulmões, pâncreas, rins, fígado, aparelho digestivo, intestino e seios da face. A doença é autossômica recessiva, ou seja, ocorre quando a pessoa herda os genes CFTR defeituosos tanto do pai como da mãe.

Pesquisas recentes mostram que parte dos sintomas está baseada no tipo de defeito genético ou mutação que o gene tem. Há mais de mil tipos diferentes de mutação para esse gene. É importante ressaltar que a FC não é contagiosa e não afeta questões cognitivas.

A condição é causada por uma alteração no gene CFTR, responsável por controlar o movimento dos íons de cloreto de sódio nas membranas celulares. Na prática, essa deficiência faz com que as secreções do corpo se tornem mais espessas que o comum, dificultando a eliminação.

Fibrose Cística (FC), também conhecida como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, é uma doença genética crônica que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. Atinge cerca de 70 mil pessoas em todo mundo, e é a doença genética grave mais comum da infância.

A fibrose pulmonar é uma doença causada pela lesão e cicatrização dos pulmões. A doença torna o tecido que envolve os sacos aéreos dos pulmões mais grossos, impedindo a passagem do oxigênio para a corrente sanguínea.