O que o jogo Minecraft nos ensina?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

Jogar Minecraft pode ser uma forma de criar soluções inovadoras para problemas relevantes. Isso intensifica o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, tais como: consciência social, autoconsciência, tomada de decisão, autogerenciamento e relacionamento social.

O principal objetivo do jogo é simplesmente construir. Você conta com uma série de ferramentas diferentes, que podem ser utilizadas tanto para coletar materiais quanto como armas. Ao coletar os blocos, o jogador tem a chance de utilizar seus recursos para construir o que bem entender.

O Minecraft Education Edition também inclui recursos para a avaliação dos alunos. Os professores podem usar o jogo para criar tarefas e desafios que avaliem o conhecimento dos alunos sobre diferentes conceitos. Os alunos também podem colaborar e trabalhar em equipe para resolver problemas e completar tarefas.

Cyberbullying e conteúdo impróprio. Mojang, a empresa por trás do Minecraft, não monitora todas as interações online.

Muitos gamers têm vontade de aprender a criar seus próprios jogos. O Minecraft permite que você construa seus mapas personalizados, decida quais serão as suas missões e ainda adicione funcionalidades inéditas ao jogo. E essas modificações, além de divertidas, também permitem que você aprenda muito sobre programação.

O nome "Minecraft" vem da junção de dois verbos em inglês: "Mine", que significa minerar, e Craft", que significa criar algo artesanalmente. Os dois pontos são os grandes pilares sobre os quais Minecraft se ergueu.

A história de Minecraft começa em 2009, com um programador sueco chamado Markus "Notch" Person, informalmente conhecido como um prodígio da programação. Já com apenas oito anos criou seu primeiro jogo, utilizando um computador de seu pai — em meados de 1987.

Coloca o trabalho em equipe em prática
E é exatamente isso que pode e deve ser trabalhado pelos professores em sala de aula. O Minecraft possibilita que todos joguem juntos em busca de soluções. Com interação, criatividade e trabalho em equipe, os alunos aprendem, planejam e colocam em prática os ensinamentos.

O popular Minecraft será disponibilizado para alunos do ensino fundamental de escolas na Irlanda do Norte, como parte de um projeto organizado pelo festival anual CultureTECH e financiado pelo Ministério da Cultura, Arte e Lazer do país. Lançado em 2009, o jogo permite que usuários façam construções a partir de blocos.

A nova modalidade do game está presente na metodologia de ensino de mais de 100 mil escolas em 40 países no mundo todo.

O jogo é desenvolvido tendo em vista um público de 8 a 12 anos. Esse público cresce e as habilidades desenvolvidas nesse jogo permanecem. Também um sentimento nostálgico que muitas crianças sentem, lembrando dos muitos mundos explorados e criados em quadradinhos espalhados no jogo.