O que o esporte ensina na vida?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

Coordenação motora, concentração, raciocínio lógico e memória são algumas das habilidades cognitivas desenvolvidas e aprimoradas durante a prática do esporte.

A prática do esporte fará bem tanto para o seu corpo quanto para a sua mente, por isso, é importante que ele faça parte do seu dia a dia. Além disso, ele estimula a socialização e ajuda você a se distanciar de pensamentos negativos, muito comuns em quem passa por uma depressão, por exemplo.

Além de melhorar a condição física, as práticas esportivas exercitam valores sociais e têm um impacto importantíssimo no nível educacional das crianças. Com a prática de atividade física as crianças aprendem desde cedo sobre a importância da alimentação saudável, ficam longe do sedentarismo, adquirem mais confiança.

ÉTICA, JOGO LIMPO E HONESTIDADE – Essa tríade que orienta o esporte de uma forma geral se apresenta como um conjunto de regras e preceitos que orientam, disciplinam o comportamento humano, a moral do indivíduo em sociedade, o respeito às regras do jogo, sem trapaças, e indica a lisura no comportamento de cada um.

Cidadania: o esporte eleva a autoestima e traz a sensação de integração/pertencimento. Com a distribuição de papéis e o convívio com as regras e diferenças individuais, a criança passa a se ver parte de algo maior, além de ampliar a consciência em relação aos direitos e deveres.

Muitos procuram uma atividade para emagrecer ou para sair do sedentarismo. No caso das crianças e jovens, além de ajudar a evitar problemas de saúde no futuro, a prática de esportes promove o desenvolvimento da força física, pois as atividades atuam diretamente no desenvolvimento da massa muscular do pequeno atleta.

O objetivo de todas as modalidades esportivas é a superação dos adversários em absoluto respeito às regras. Os esportes podem ser praticados de forma individual ou coletiva, profissionalmente, de maneira recreativa ou para a melhoria da saúde.

“O esporte educacional, desde que trabalhado de maneira pedagógica pode produzir vários benefícios, como aumentar a cooperação e a socialização e a desenvolver o espírito de liderança e o respeito”, afirma. “O esporte é um importante elemento na preparação de crianças e jovens para a vida em sociedade.”

Além de fazer bem para o corpo e a mente, a prática facilita a socialização, ajuda na disciplina, aumenta a autoconfiança, melhora a concentração, ensina a exercer a liderança e a lidar com a competitividade de forma positiva (aprender com a vitória e com a derrota), entre tantos outros benefícios.

Inclusão social através do esporte
Além de promover a convivência em grupo, atividades desse tipo ajudam no crescimento pessoal, na percepção da participação de cada um na sociedade, no aprimoramento da disciplina, do respeito ao próximo, entre diversos outros aspectos.

Conceitos básicos para atingir-se o bem estar físico e social esperado para cada ser-humano – como, por exemplo, disciplina, respeito, dedicação, aceitação social, trabalho em grupo, organização pessoal, ética, obediência e estilo de vida saudável – podem ser amplamente reforçados através da prática esportiva (LIMA, ...

Ao praticar esporte, a criança passa a treinar e a descobrir novas potencialidades do próprio corpo, como a velocidade, a flexibilidade e a resistência, por exemplo. O mesmo acontece com habilidade sociais, o esportista aprende a ajudar quem precisa ou a liderar uma equipe, se necessário.

São os valores que ditam, por exemplo, se o ambiente de trabalho deve ser mais colaborativo ou competitivo, por exemplo.

  • VALORES DO ESPORTE: UMA CONSTRUÇÃO. ...
  • FAIR-PLAY. ...
  • DESPERTAR DAS LIDERANÇAS. ...
  • RESPEITO ÀS NORMAS E REGRAS. ...
  • SENSO DE PERTENCIMENTO. ...
  • ESPÍRITO DE EQUIPE. ...
  • COMPETIÇÕES ESPORTIVAS SESI 2023.