O que não pode fazer sexta santa?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Veja 10 coisas que NÃO pode fazer, segundo a tradição cristã:

  • Comer carne;
  • Matar animais, mesmo que para alimentação;
  • Tirar leite;
  • Realizar trabalho braçal;
  • Tomar café da amanhã - pois o jejum só acaba ao meio dia;
  • Exagerar na bebida alcóolica- e o vinho é a única permitida;
  • Ouvir música alta ou dançar;

A abstenção de carne na Sexta-Feira Santa acontece em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo durante o seu sacrifício. Além disso, muitos religiosos destacam que a realização do jejum é uma prática daqueles que desejam ser afastados do pecado.

O que não pode na Sexta-feira Santa
Além de ser restrito o consumo da carne de animais de sangue quente, algumas pessoas, por costumes mais antigos, têm o hábito de não realizar atividades no dia como varrer a casa e realizar práticas de higiene.

E pode comer ovo na Sexta-feira Santa? Para simplificar o entendimento, nada que possa ser considerado como carne pode ser consumido ao longo da quaresma, e principalmente na Sexta-feira Santa. Dessa forma, pode comer ovos, peixes de qualquer espécie, e os frutos do mar em geral na Sexta-feira Santa.

Tem mais: Na Sexta-Feira da Paixão — Marias não podem cortar o cabelo; não podem pentear-se, porque “Maria Santíssima não se penteou”.

Segundo o padre Nilton Pereira, não há nenhuma recomendação por parte da Igreja Católica para o fato dos fieis deixarem de tomar banho, limpar a casa e não pegar em dinheiro. “Nesta época, a espiritualidade é muito forte e neste período as pessoas associam o dinheiro ao fato de Judas ter vendido Jesus.

Para os católicos, a Sexta-Feira Santa é um dia de jejum e abstinência de carne, em que se recomenda o consumo de alimentos mais simples e leves como forma de penitência. Além disso, a carne é proibida para simbolizar o sofrimento e a morte de Jesus e como forma de honrar seu sacrifício.

No período da Quaresma, que acaba no domingo de Páscoa, os religiosos não realizam os prazeres da carne, como comer carne vermelha e fazer sexo. Porém, com o passar dos anos, as ''regras'' foram se flexibilizando. De acordo com informações do site 'DCI', não existem regras específicas para proibições.

Segundo a igreja, a abstinência de carne é uma questão de praticar a caridade e a ajuda ao próximo. Portanto, a privação deve vir aliada à reflexão e não apenas a restringir o cardápio. Alguns padres afirmam que transformar a Sexta-Feira Santa em um dia de comer peixes nobres não é a ideia da tradição.

Não se pode tomar café da manhã. No horário da manhã, deve ser realizado um jejum como penitência.

Via de regra, na Sexta-feira Santa, é proibido o trabalho de acordo com o artigo 70 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Porém, em algumas categorias pode ocorrer a exigência do trabalho, principalmente em serviços essenciais como hospitais, transporte, segurança pública, supermercado e outros.

É importante observar que, no Domingo de Ramos e na Sexta-Feira Santa, o roxo é substituído pelo vermelho, a fim de simbolizar tanto o sacrifício até o martírio quanto a força triunfante da vida em Deus.

Na Sexta-feira Santa, os católicos mais tradicionais que possuem comércio, não abrem seus pontos. Na Sexta-feira da Paixão também não se deve ouvir música alta e nem dançar. Mas você pode ouvir músicas religiosas para refletir sobre esse dia.

O vermelho é utilizado no Domingo de Ramos, na Sexta-Feira Santa, nas celebrações da Paixão de Cristo, no Pentecostes e nas festas dos Apóstolos, de santos e de mártires.