O que não fazer em dias de chuva?

Perguntado por: hribeiro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia. Se estiver fora de casa, procure locais onde possa se abrigar, como lojas e outros locais cobertos que podem ser uma opção na hora de se proteger durante uma tempestade.

Não deite no chão. Cuidados em casa durante a tempestade: Afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões; • Evite utilizar o telefone (a menos que seja sem fio ou celular); • Afaste-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho.

Evite alambrados, cercas e linhas telefônicas e elétricas; Não fique dentro d'água; Utilize o telefone apenas se necessário. Evite doenças comuns em períodos de chuva.

Entenda os perigos e o que não fazer com o aparelho quando estiver relampejando? Segundo especialistas, não há perigo em utilizar o smartphone durante uma tempestade, o risco é manuseá-lo diante dessa situação e enquanto estiver no carregador.

O pediatra faz mais um alerta: os maiores riscos de tomar chuva são ser atingido por um raio (especialmente quando estiver em campo aberto), escorregar em poças d'água e se machucar, se contaminar por causa da água suja de esgoto, entre outras coisas.

Os raios costumam cair em torres metálicas, chaminés, árvores isoladas, casas construídas em campos. Isto de deve ao fato de que o raio sempre procura o caminho de menor “resistência” entre a nuvem e a terra. Vale ressaltar, que os pontos altos e pontiagudos favorecem o início da descarga atmosférica.

Raios que atingem uma casa, muitas vezes utilizam mais do que um caminho para a terra. Eles podem saltar através do ar a partir de um caminho condutor para outro. Por exemplo, um raio pode ser conduzido primeiro por linhas elétrica, depois saltar para tubulações de água ou outro percurso de menor resistência.

Quando ocorrem inundações e alagamentos, algumas doenças podem se propagar facilmente por meio de água e alimentos contaminados e fragilizar a saúde neste momento de pandemia. Entre as doenças, estão leptospirose, hepatite A, doenças diarreicas e, em menor grau, febre tifóide e cólera.

Após um banho de chuva, é recomendado trocar de roupa e tomar um bom banho morno para ajudar a manter a temperatura corporal estável. “Esses cuidados evitam que a roupa molhada 'esfrie' o corpo, alterando o sistema imunológico e facilitando a infecção viral, se já presente.

Em dias de tempo chuvoso, é a época que mais tendemos a adquirir doenças respiratórias. Isso acontece porque ficamos mais propensos a contaminação com determinados vírus, em decorrência da baixa da imunidade. Além disso, a falta de planejamento e controle urbano cria um cenário perfeito para o acúmulo de lixo.

A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade. Um raio não atinge duas vezes o mesmo local? Também é mentira.

A ciência responde
Segundo os estudos, tirar ou deixar o carregador no smartphone quando a carga completa 100% não tem impacto nenhum no aparelho em si.

Como explicamos, a descarga elétrica que um raio provoca pode atingir a rede elétrica e chegar à fiação da sua casa. Fora da tomada, os aparelhos estarão protegidos, então basta aguardar até que o temporal passe. Vale lembrar que as redes de telefone, televisão e internet também conduzem energia elétrica.

Apesar dos diversos mitos que existem, tomar chuva não causa resfriado nos bebês, crianças e nem adultos! Essa é apenas uma infecção viral, ou seja, é causada por um vírus causador da doença, e não pelo clima. O vírus da gripe se propaga através do contato com pessoas infectadas ou superfícies contaminadas.