O que Homero fala do handebol?

Perguntado por: tmonteiro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Um jogo com bola foi descrito por Homero em "A Odisséia", onde a bola era jogada com as mãos e o objetivo era ultrapassar o oponente, através de passes, isto está gravado em uma pedra na cidade de Atenas e data de 600 A.C.. De acordo com as escritas do médico Romano, Claudius Galenus (130-200 D.C.), os Romanos possuiam ...

Max Heiser

O verdadeiro "pai" do atual handebol foi o professor de educação física alemão Max Heiser, que praticava com suas alunas em uma das principais avenidas de Berlim, em 1907, uma modalidade chamada de "torball".

Karl Schelenz

O alemão Karl Schelenz (1890-1956) foi um atleta e professor de educação física, responsável pela criação do handebol em 1919.

O Handebol foi introduzido no Brasil após 1930 quando um grande número de imigrantes alemães veio ao Brasil por conseqüência da primeira guerra mundial, dirigindo-se aos os estados do sul e sudeste do país, principalmente o Estado de São Paulo por causa da semelhança climática.

Ouça o texto abaixo! O handebol é um esporte coletivo, no qual duas equipes disputam quem marca mais gols. O esporte é jogado com uma bola, mas, ao contrário do futebol, os participantes jogam a bola com a mão e não com os pés.

O handebol, como hoje é praticado, foi introduzido aproximadamente em 1890 na Alemanha e recebeu o nome de Raftball, sendo aprimorado para estrear em campo em 1912, e expandindo-se fortemente durante o período da Primeira Guerra Mundial (1915-1918).

O Handebol é um esporte coletivo de invasão. Isso significa que as ações do jogo definem situações de oposição entre as equipes que disputam por um mesmo objetivo, o qual, no caso do handebol, é fazer mais gols do que o oponente.

O handebol foi criado pelo em 1919 pelo atleta e professor de educação física alemão Karl Schelenz (1890-1956). Nesse ano, ele e outros parceiros de trabalho reformularam um esporte para deficientes visuais chamado de torball. Desde sua criação, o handebol tal qual o conhecemos hoje sofreu algumas modificações.

Em 1919, o handebol foi desenvolvido pelo atleta e professor de Educação Física, o alemão Karl Schelenz (1890-1956). Nesse ano, ele e outros colegas de trabalho reformularam um esporte para deficientes visuais chamado de torball. O handebol de campo fez uma aparição nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1936.

O objetivo do handebol é fazer pontos no gol adversário, através de arremessos realizados com as mãos, para atingir esse objetivo é necessário trocar passes entre os companheiros do time e ao mesmo tempo impedir que o mesmo aconteça no time adversário.

O preço médio de Bola de Handebol depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar Bola de Handebol por valores entre R$ 37,91 e R$ 399,99.

Um dos fatos mais interessantes sobre o handebol é que este foi um esporte criado, a princípio, para ser disputado apenas por mulheres. Nesta época, a prática do futebol por mulheres era proibida. Assim, o handebol surgiu como uma estratégia para que elas pudessem competir em um esporte parecido ao futebol.

São Paulo

Foi em São Paulo que ele teve seu maior desenvolvimento, principalmente quando em 26 de fevereiro de 1940 foi fundada a Federação Paulista de Handebol, tendo como seu 1° presidente Otto Schemelling.

Resumo dos Fundamentos de Handebol: No handebol temos como fundamentos técnicos: o passe, a recepção, a empunhadura, o arremesso, a progressão, o drible e a finta.

Os principais fundamentos técnicos do handebol são: empunhadura, recepção, passe, arremesso, drible e finta. A empunhadura, termo já conhecido em outros esportes, é um dos fundamentos mais básicos.